O ASSUNTO É

MPDFT fiscaliza processo de escolha de conselheiros tutelares

Publicado em

Em 6 de outubro, os moradores do Distrito Federal poderão eleger os 200 conselheiros tutelares que atuarão nos próximos quatro anos. Essa escolha é importante porque são eles os responsáveis por garantir o respeito aos direitos de crianças e adolescentes. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) acompanha todo o processo para garantir a legalidade da eleição.

A seleção dos conselheiros tem cinco fases: inscrição dos candidatos; aplicação do exame de conhecimento específico; análise da documentação do candidato e registro de candidatura; eleição e curso de formação para os eleitos. Os escolhidos trabalharão nos 40 conselhos tutelares espalhados pelo Distrito Federal.

Atuação

A Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e Juventude tem acompanhado a eleição desde o início para garantir a legalidade do processo. Além da escolha dos candidatos, desde a inscrição até o curso de formação, também são supervisionados aspectos como divulgação e segurança do voto. As ações são coordenadas com os demais órgãos de fiscalização e entidades da sociedade civil.

Para os promotores de Justiça Cível da Infância e da Juventude, a atuação do Ministério Público traz legitimidade para a escolha dos conselheiros tutelares. “Nosso trabalho de fiscalização é contínuo, mas, nesse período de eleição, torna-se ainda mais relevante”, afirmam.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Sebastião recebe projeto Defensoria nas Escolas

A quarta edição do projeto Defensoria nas Escolas será realizada em São Sebastião, na segunda (25) e na terça-feira (26), das 9h às 16h,...

Mais Radar

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Presidente do SindSaúde é detida em protesto da categoria no Buriti

A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Distrito Federal,...

Parque da Cidade terá desvio no trânsito a partir desta quinta (11)

A partir desta quinta-feira (11), será feito um desvio no trânsito...

ABBP divulga nota sobre eleições municipais no País

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta quinta...

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão comemora seus 98 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Casa de...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»