O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), deve ter um lugar de destaque na Mesa Diretora do Senado na posição de primeiro vice-presidente da Casa. Pelo menos é essa a negociação que vem sendo feita pela cúpula do PSDB que deve decidir entre o senador brasiliense e o senador tucano Antonio Anastasia de Minas Gerais. A escolha dos integrantes da alta cúpula do Senado ocorre na tarde desta quarta-feira (06/02)
Por Toni Duarte//RADAR-DF
Depois da conturbada votação que elegeu no sábado passado Davi Alcolumbre (DEM-AP), como presidente do Senado, os senadores deixaram para esta quarta-feira (06) a escolha do restante dos membros da Mesa Diretora da Casa.
Os cargos de primeiro e segundo vice-presidente, além de quatro secretários e quatro suplentes, serão eleitos na terceira reunião preparatória do Senado a partir das 15h. O mandato dos novos ocupantes da Mesa será de dois anos.
O senador Izalci Lucas (PSDB-DF), um dos principais cabos-eleitorais da escolha vitoriosa de Alcolumbre para presidente da Casa, agora pleiteia dentro do seu partido e fora dele a vaga de primeiro vice-presidente.
A vaga pertence ao PSDB. Izalci disputa internamente com o senador e ex-governador de Minas Gerais Antonio Anastasia que também quer o mesmo cargo.
A decisão final pode acontecer até às 14 horas de hoje, uma hora antes do processo de escolha da formação da nova Mesa Diretora do Senado.
Se a decisão da maioria tucana pender para Izalci, o senador Anastasia terá o seu nome indicado pelo partido para o comando da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a mais importante e poderosa comissão temática da Casa.
As atribuições da Mesa do Senado estão previstas na Constituição Federal e no Regimento Interno do Senado.
Na ausência do presidente cabe ao primeiro e ao segundo-vice-presidentes da Mesa substituí-lo, nessa ordem.
Os senadores eleitos para a Mesa integram também a Comissão Diretora da Casa, órgão que trata das questões administrativas, da organização e do funcionamento do Senado.
Além disso, é da responsabilidade da Comissão Diretora dar redação final às propostas de iniciativa do Senado e aquelas originadas na Câmara dos Deputados e alteradas por emendas aprovadas pelos senadores.
A comissão é encarregada ainda do exame de requerimentos de tramitação conjunta de matérias correlatas e de recursos a decisão do presidente do Senado vinculando projetos com conteúdo similar.
Se a indicação de Izalci Lucas se confirmar nesta tarde de quarta-feira, como integrante da Mesa do Senado, o senador brasiliense já chega fazendo parte do alto clero do Senado da República.