O ASSUNTO É

ISSO PODE GOVERNADOR! Caesb realiza obra de água potável no Morro da Cruz, mas o povo permanecerá sem água

Publicado em

Por Toni Duarte//RADAR-DF

Os 25 mil moradores do Morro da Cruz, bairro em crescimento de São Sebastião, por alguns momentos chegaram a acreditar que deixariam de conviver com um dos mais graves problemas de saúde pública: a falta de saneamento básico e a ausência de água potável nas casas. As obras de redimensionamento da rede de água, realizada pela Caesb, não será utilizada por nenhum morador sob a alegação da própria Companhia de que a área não é regularizada

 

A aplicação da lei federal de regularização fundiária 13.465/2017 já é aplicada por  órgãos como a Terracap, Sedhu, Tribunal de Justiça e IBRAM. No entanto, para a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB) a lei é inaceitável. A deficitária empresa do DF deve estar vivendo no mundo da lua.

Desde o mês passado uma obra de redimensionamento da rede de água potável, uma promessa de campanha do governador Ibaneis Rocha, vem sendo implantada pela Caesb no Morro da Cruz.

No entanto, a alegria do povo durou pouco.

A Caesb deixou claro que nenhum morador poderá ter acesso a água de boa qualidade, alegando a falta da regularização da área, iniciativa, que segundo a Caesb, deveria  ser tomada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Sedhu).

A  Caesb informou ainda ao Radar-DF que só depois disso  é que a água poderá ser  ligada as residencias.

Ao ser procurada pelo Radar-DF, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano informou que está estudando a criação de uma Lei Fundiária própria para o DF com base na Lei Federal 13.465/2017.

“Contudo, de acordo com a área técnica, não há nessa lei (13.465/2017) nenhuma norma que impeça a prestação de serviços da Caesb”, afirma a Sedhu.

A falta da aplicação  da lei,  além de expor a população a um quadro de doenças evitáveis por falta de água e saneamento, revela o desleixo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal e pode ainda influenciar a prática do furto de água e a fragilização da rede implantada no Morro da Cruz.

Só para lembrar,  no ano passado, foram contabilizadas perdas financeiras no valor de R$ 35 milhões, causadas por ligações clandestinas em todo DF, segundo informa a própria Caesb.

A prática é totalmente reprovável, porém,  no caso do Morro da Cruz, o órgão do governo contribui para isso.

Vale ainda lembrar, que a falta da aplicação da lei federal 13.465/2017, que visa regularizar as áreas de interesses sociais, como é o caso do Morro da Cruz, só alimenta a clandestinidade que causa prejuízo ao próprio Estado.

Arrocha aí, governador!

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

MinC e MEC lançam arte e cultura nas escolas de tempo integral

O Ministério da Educação (MEC) firmou parceria com o Ministério da Cultura (MinC) para levar projetos de arte e cultura aos estudantes de escolas...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.