Ao cruzarem os braços por 24 horas nesta sexta-feira (30), os servidores do Detran-DF beneficiaram o governo e ferrou com quem deixou, para a última hora, para pagar o licenciamento de 2016.
ilhares de pessoas terão que madrugar, a partir desta segunda-feira (03), em frente aos postos do Detran para pagar o licenciamento de 2016 ou para tentar pegar o documento devidamente pago mas que não chegou as mãos dos condutores de veículos.
A frota do DF está em torno de 1.654.249 veículos. Até o momento, somente 866.450 estão licenciados, em quanto 744.416 ainda não possuem o CRLV de 2016. Quem deixou para ir aos postos do Detran nos últimos cinco dias que faltavam para esgotar o prazo se deparou com um obstáculo no meio do caminho: a greve dos servidores.
A paralisação prejudicou milhares de pessoas que ficaram sem ter como receber o documento devidamente quitado e muitos deixaram de pagar a divida no último dia do prazo. Quem for pego sem o licenciamento, deste ano, terá o veículo apreendido e uma despesa extra de mais de R$ 500.
Para escapar das multas grande parte prefere deixar o carro recolhido na garagem e pegar a condução para enfrentar as filas nos postos do Detran nesta segunda-feira. Isto porque, mesmo que o proprietário tenha efetuado o pagamento do licenciamento 2016, mas que ainda não recebeu o documento, estará sujeito a multa de R$ 53,20, três pontos na Carteira e retenção do veículo.
O que chama a atenção para um comportamento combinado entre servidores do Detran e Rollemberg é que os postos não estão mais emitindo o licenciamento. A emissão só será feita através do Na Hora. Apenas 400 senhas serão disponibilizadas por ordem de chegada.
“Essa combinação propicia o aumento da arrecadação por veículos aprendidos e condutores multados. A população está refém de uma sórdida e nojenta indústria das multas”, disse ao Radar um proprietário de veículo que não conseguiu conseguiu quitar o debito nesta sexta-feira por causa da greve.
ATO ILEGAL
O deputado Wellington Luiz (PMDB) disse que o governo não pode multar ou recolher os veículos em que seus proprietários tenham pagado o licenciamento dentro do prazo estabelecido e, que, por culpa do Detran deixou de expedir o documento.
“Isso é um ato ilegal. A partir do momento que o cidadão cumpre com a sua obrigação com o Estado, o governo tem que cumpri com a sua parte para com o cidadão”, disse o deputado Wellington Luiz.
O parlamentar afirmou que o GDF não pode multar quem está devidamente quite com as suas obrigações tributárias, sob penas de está praticando danos morais e materiais ao prejudicado. Ele disse que irá provocar o Ministério Público para que tome uma posição de defesa aos condutores de veículos que tenham sido multados e que tiveram seus carros recolhidos por falta do licenciamento não expedido pelo Detran.
Da Redação Radar
Você precisa fazer login para comentar.