Por Toni Duarte//RADAR-DF
Entre as 31 cidades do Distrito Federal, o Jardim Botânico padece, há anos, pela falta de equipamentos públicos para uma cidade com mais de 80 mil habitantes. A Feira do Produtor, onde a cidade se serve, foi construída provisoriamente em 2004 e encontra-se, até hoje, com as suas estruturas comprometidas. No entanto, essa situação pode mudar, garante o presidente da Associação dos Feirantes, Ricardo Borges
Em 2018, durante o período eleitoral, o então candidato ao Buriti Ibaneis Rocha, passou por todas as feiras do Distrito Federal, entre elas, a do Produtor do Jardim Botânico.
Foi lá que ele fez a promessa de mandar construir uma nova estrutura caso vencesse as eleições.
Oito meses no comando do GDF, Ibaneis atendeu aos apelos do presidente da Associação dos Feirantes do Jardim Botânico, Ricardo Borges.
Desde que assumiu a presidência da associação, Ricardo luta pela melhoria do espaço onde trabalham cerca de 60 feirantes e por onde passam mais de 5 mil pessoas no final de semana.
“Tenho certeza absoluta que o governador Ibaneis Rocha saberá presentear os feirantes e o povo do Jardim Botânico com uma feira decente que a cidade merece”, disse ele ao Radar-DF nesta terça-feira (07).
De acordo com o projeto arquitetônico, realizado em 2017, a nova feira terá dois mil e 400 metros de área construída, com 100 boxes, cuja obra foi orçada na época em R$ 2.100 milhões.
A obra faz parte de um complexo que incluirá o Centro Administrativo Regional do Jardim Botânico, que contará com equipamentos públicos como delegacia de polícia, Corpo de Bombeiros, BRB, uma loja do Na Hora.
Na época, a pedido da comunidade e dos feirantes, os recursos foram destinados pela deputada Celina Leão, Deputado Laerte Bessa, Deputado Roney Nemer e pelo então deputado e hoje senador Izalci Lucas.
No entanto, o então governador Rollemberg (PSB), mandou engavetar o projeto por não aceitar fazer a obra com os recursos destinados por parlamentares de oposição ao seu governo.
A posição do governador penalizou os feirantes e a cidade do Jardim Botânico que até hoje não tem uma feira digna.
“A ajuda e o empenho do administrador regional do Jardim Botânico João Lóssio, que assumiu a nossa reivindicação, como uma prioridade, o projeto da feira deu um passo muito importante para a sua consolidação”, afirmou Ricardo Borges.
Procurado pelo Radar-DF, o administrador regional João Lóssio disse que há um esforço conjunto da sua Administração, do IBRAM, Terracap e Secretaria de Urbanismos (Sedhu), para concluir as etapas complementares do projeto para o inicio das obras.
Lóssio informou que os complementos tais como, o projeto urbanístico; a titulação da área em cartório e o alvará de construção já estão em andamento.
“A ideia é iniciar a construção na mesma área sem precisar tirar os feirantes do lugar a onde estão”, afirmou Lóssio.
Ele disse ainda, que o governador Ibaneis quer construir a feira e têm voltado um olhar diferenciado para a cidade do Jardim Botânico que receberá, a partir de 2020, obras relevantes e estruturantes que visam melhorar a qualidade de vida de seus moradores.
Você precisa fazer login para comentar.