O ASSUNTO É

Esclarecimento e direito de resposta deputada Júlia Lucy

Publicado em

Em relação a matéria publicada pelo Site de Notícias Radar-DF e assinada pelo jornalista Toni Duarte, na sexta-feira (27), com o título “Na contramão do combate ao coronavírus, deputada diz que campanha de utilidade pública é “inaceitável”, a deputada distrital Júlia Lucy (Novo), esclarece:

1  – Durante seu pronunciamento contra a aprovação do PL nº 1.030/2020, do Poder Executivo, que abre crédito extraordinário de R$ 63 milhões para propaganda institucional do GDF, na sessão extraordinária remota da Câmara Legislativa do DF, na quarta-feira (25), *em nenhum momento a parlamentar falou que era contrária às campanhas de utilidade pública*, conforme afirma a referida matéria, havendo registro público e vídeo disponível no canal da CLDT no YouTube. Na ocasião, a deputada disse:

“Qualquer pessoa que ligar a televisão hoje vai ver que, em qualquer canal só se fala em Coronavírus, já existe uma mídia orgânica para esse tema e, se o governador quiser falar na televisão ele vai ter espaço para isso, se o secretário de saúde quiser falar ele vai ter espaço para isso. Não há falta de espaço tampouco falta de interesse da imprensa, modo geral, seja no DF seja nacional, de falar sobre esse tema e abrir espaço para nossos líderes. Neste momento de crise, que a gente já está com problema de arrecadação, a gente precisa ter ainda mais cautela na utilização de recursos públicos. Precisamos entender que muita gente vai ficar sem renda, sem ter condições de trabalhar e sem ter seu emprego de volta. *É muito melhor a gente pegar esse dinheiro e instituir um programa de renda mínima básica para essas pessoas do que encaminhar para imprensa neste momento porque, se é para fazer campanha e, eu acredito e concordo que é importante falar sobre o tema, mas já existe um espaço que o governo pode utilizar, uma mídia orgânica sobre o assunto*. Acho que esse projeto precisaria ser mais bem discutido e tenho certeza de que a população não concorda com isso”.

2 – *Composição de gabinete* – A deputada Júlia Lucy preza pelo profissionalismo e transparência na composição da sua equipe, formada por profissionais selecionados através de processos seletivos com ampla divulgação, sem indicações políticas ou partidárias, zelando pela economia dos recursos públicos e optando por utilizar apenas 50% da verba de gabinete a que tem direito para contratação de assessores. O vínculo entre a parlamentar e um assessor para, “alimentar um blog” “que “utiliza a estrutura da Câmara Legislativa”, conforme afirma a matéria, não condiz com a realidade. O assessor Gilvan Afonso de Lima foi nomeado, a partir de outubro/2019, no cargo de assessor de comunicação (CL-10), durante o período de outubro a dezembro, quando estava em curso o processo de seleção do novo assessor de imprensa. *Desde o final de setembro/2019, o referido assessor deixou de ser administrador do Site de Notícias Brasília In Foco News, veículo de comunicação independente, que não tem cadastro junto ao GDF e a CLDF para captação de campanhas publicitárias dos Poderes Executivo e Legislativo e que permaneceu sem atividades no período em que seu proprietário estava nomeado no cargo citado*. A partir de janeiro/2020, o profissional permaneceu compondo a equipe de comunicação da distrital, com um CL-05, e já em março/2020 com CL-01, para melhor adequação dos cargos e economia da verba de gabinete. Por fim, *ressalta-se que o mencionado site nunca esteve ligado às atividades da parlamentar Júlia Lucy, justamente por pautar uma conduta isenta, imparcial e transparente*.

3 – *Emendas parlamentares* – As emendas orçamentárias de autoria da deputada Júlia Lucy são destinadas com zelo e transparência, *através de editais públicos que asseguram ampla participação por parte da sociedade*. As emendas ao orçamento de 2020 destinam recursos para áreas essenciais como saúde, educação, segurança e infraestrutura, além de projetos sociais e culturais. *Não há emenda de autoria de Júlia Lucy no valor de R$ 2,5 milhões, conforme afirma a matéria, para nenhuma associação ou entidade, seja social ou cultural*. As emendas para essas áreas podem ser observadas no quadro abaixo, e todas as emendas da parlamentar podem ser acessadas pelo link: *ACRESCENTAR LINK OU QUADRO COM AS EMENDAS.*

Diante o exposto, *pode-se afirmar que as afirmações contidas na referida matéria não encontra respaldo na verdade e condizem com o pronunciamento público da deputada distrital Júlia Lucy*.

Ressalta-se que, em nenhum momento, foi feito qualquer contato com a parlamentar, seu gabinete ou assessoria, para apuração dos fatos noticiados, como prevê qualquer “manual básico de jornalismo”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Ibaneis Rocha e BRB impulsionam expansão no Jardim Botânico

Ibaneis Rocha e Paulo Henrique Costa destacaram o papel do BRB no financiamento do condomínio Reserva Jardim Botânico, reforçando o compromisso com o desenvolvimento urbano e a qualidade de vida no Distrito Federal.

Mais Radar

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Presidente do SindSaúde é detida em protesto da categoria no Buriti

A presidente do Sindicato dos Servidores da Saúde do Distrito Federal,...

Parque da Cidade terá desvio no trânsito a partir desta quinta (11)

A partir desta quinta-feira (11), será feito um desvio no trânsito...

ABBP divulga nota sobre eleições municipais no País

A Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP) divulgou, nesta quinta...

Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão comemora seus 98 anos

O Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), a Casa de...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»