Nesta terça-feira, 15 de setembro, é comemorado o Dia de Nossa Senhora das Dores. A igreja católica fala que a Virgem Maria teve mais de um episódio de muito sofrimento. Porém o maior e mais doloroso foi a morte de seu filho Jesus Cristo.
Mesmo após a ressurreição de Cristo, Nossa Senhora sofreu com outras situações.
O nome Nossa Senhora das Dores foi construído a partir das Sete Dores de Nossa Senhora. Confira abaixo as sete dores de Maria:
A profecia de Simeão
Fuga da Sagrada Família para o Egito
O desaparecimento de Jesus no Templo
Assistir Jesus carregando a cruz
Presenciar a crucificação de Jesus
Maria recebendo o corpo do Filho quando é retirado da cruz
O enterro e sepulcro de Jesus Cristo
Confira algumas orações para o Dia da Nossa senhora das Dores:
“Ó Maria, Vós que percorrestes o caminho da cruz juntamente com o Filho, sentindo vosso coração de mãe despedaçado pela dor, mas sempre recordada e intimamente confiante de que Aquele para quem nada é impossível saberia dar cumprimento às suas promessas, implorai para nós e para as futuras gerações a graça do abandono ao amor de Deus. Fazei com que em presença do sofrimento, do desprezo, da prova, ainda que prolongada e dura, nunca duvidemos do seu amor. A Jesus, vosso Filho, honra e glória para sempre. Amém”.
“Dai-nos, Senhora, a graça de compreender o oceano de angústias que fizeram de vós a ‘Mãe das Dores’, para que possamos participar de vossos sofrimentos e vos consolemos pelo nosso amor e nossa fidelidade. Choramos convosco, ó rainha dos mártires, na esperança de ter a felicidade, de um dia nos alegramos convosco no céu. Amém!”
“Minha mãe dolorosíssima, não vos quero deixar sozinha a chorar, mas quero vos acompanhar também com as minhas lágrimas. Esta graça vos peço hoje: alcançai-me uma contínua lembrança e uma devoção terna da paixão de Jesus e vossa, para que todos os dias que me restam de vida me sirvam somente para chorar as vossas dores e as do meu Redentor. Elas me alcançarão o perdão, a perseverança, o céu, onde espero cantar a misericórdia infinita do Pai por toda a eternidade. Amém!”