O ASSUNTO É

CRISE HÍDRICA: Mais de dois milhões de pessoas serão afetadas pelo racionamento de água no DF

Publicado em

A falta de chuva causou uma crise hídrica em Brasília. Se não chover nas próximas horas e o nível dos reservatórios chegar a 20% da sua capacidade, nesta semana, começa o racionamento de água em todo Distrito Federal

rosanasilva

letra-até o fim desta semana, 88% dos moradores do Distrito Federal devem ser submetidos a um regime de racionamento de água. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (7) pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa) do DF, motivada pela crise hídrica. Maior reservatório que abastece a capital, o Descoberto começou o dia com 20,68% da capacidade máxima.

O presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (ADASA), Paulo Salles, reuniu a imprensa na tarde hoje, 07, para informar que inicia nesta semana o racionamento de água no Distrito Federal. O presidente explicou que a cada dia que passa, o nível de água diminui, podendo chegar, nos próximos dias, ao patamar de 20%, que é o dará início ao racionamento. “Se não chover forte, atingiremos o nível entre terça (8) e quarta (9) ”, disse Salles.

Segundo o presidente, quando o limite for atingido, a Caesb já está autorizada a adotar medidas de restrição automaticamente. A empresa de abastecimento terá que apresentar um plano de racionamento para cada região do DF, para que os moradores fiquem sabendo, 24 horas antes da falta de água e assim se prevenir.

O racionamento estabelecido pela Adasa deverá ser de no máximo, 24 horas seguidas em cada região. “Esperamos que esse prazo seja suficiente. Além de poupar, temos que torcer para chover”, falou. Além do racionamento, outras medidas serão tomadas, como a redução da pressão da água, com isso, ela chegará mais fraca nas torneiras e nos chuveiros das residências. A Adasa diz garantir que todos serão afetados igualmente, sem preferência para regiões ou faixas de consumo.

Para efetivar o racionamento, além de atingir os 20%, a portaria tem que estar publicada no Diário Oficial do DF, o que deve acontecer na edição de manhã (8).

redacao-radar

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Veja onde resolver questões de energia elétrica nesta semana

O atendimento da Neoenergia, inclui a participação no projeto Na Sua Hora, da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), na quarta-feira (10) e na...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.