O presidente da CPI dos Atos Antidemocráticos da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Chico Vigilante(PT), solicitou na última quinta-feira(24), parecer da Procuradoria-Geral da CLDF se pode ou não pedir o comparecimento do general Gustavo Henrique Menezes Dutra, ex-chefe do Comando Militar do Planalto, bem como do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI/PR), general Marco Edson Gonçalves Dias.
“Estamos verificando com a procuradoria-geral daqui da Câmara, se agente pode convocar os generais. Se puder serão convocados. Nós não tememos nada. Queremos a verdade”, disse o distrital Chico Vigilante.
A decisão tomada para convocar os generais de Exército, ocorreu após a tomada de depoimento do ex-secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo, ocorrido na semana passada.
Danilo disse à Comissão Parlamentar de Inquérito que as forças de segurança do DF foram impedidas, pelo general Dutra, de desmontar o acampamento na área militar de responsabilidade do Quartel-General.
Já o deputado distrital Fábio Felex (Psol), levantou suspeita da participação de servidores do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), de terem dado apoio ao movimento que vandalizou as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro.
O requerimento de convocação do general Marco Edson Gonçalves Dias, chefe do Gabinete de Segurança Institucional, também foi aprovado.
*Toni Duarte é Jornalista e editor do Radar-DF. Siga o #radarDF