Como candidato à vaga de desembargador pelo quinto constitucional da OAB/DF, há 25 dias André Puppin trocou o escritório de advocacia para ir as ruas em uma campanha corpo-a-corpo nas portas dos Fóruns para conquistar a maioria dos votos dos 40 mil advogados do DF.
![]()
rinta candidatos se inscreveram na OAB-DF para disputar a vaga de desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, e o Dr. André Puppin é um deles. O processo de escolha dos seis nomes para compor a lista sêxtupla pela Ordem será feito pela internet. A votação ocorrerá nos próximos dias 24 e 25.
Possuidor de um invejável currículo, o advogado e professor do Curso Superior de Direito Constitucional há 17 anos no UniCeub e Doutor em Direito Constitucional pela PUC/SP André Puppin Macedo pede votos nas portas dos Fóruns e nas redes sociais (Facebook, Instagram e whatsapp) para estar entre os seis advogados mais votados pela categoria no Distrito Federal.
Ao Radar, o Doutor André Puppin disse que lançou a sua candidatura à vaga de desembargador do TJDFT por preencher os três requisitos básicos para ocupar a vaga. Além da reputação ilibada , Puppin vive exclusivamente da advocacia privada há 22 anos.
“Sou professor do Curso Superior de Direito há 17 anos. Possuo Mestrado e Doutorado em Direito Constitucional pela PUC/SP. Já fui Conselheiro da OAB/DF por duas gestões consecutivas. Por ser professor e advogado militante, muitos me conhecem e conhecem a minha trajetória profissional.”, afirma.
Para fazer diferente
Puppin não esconde o fato de querer ser desembargador exatamente para fazer a diferença como magistrado na defesa das prerrogativas profissionais do advogado, na justa fixação dos honorários advocatícios e no trato a recepção dos advogados, que, muitas vezes, segundo ele , não são bem recebidos ao despacharem seus processos nos Tribunais.
A reforma do Judiciário é um tema que também faz parte do discurso de Andre Puppin: “Acho fundamental e absolutamente necessária a reforma do judiciário, principalmente no incremento e incentivo da conciliação, mediação e tentativa de solução amigável das demandas, com mais participação dos envolvidos. A economia processual é um objetivo a ser sempre perseguido”.
No entanto, ele não acredita que, nesta provável reforma do Poder Judiciário, juízes de primeiro grau possam ter o direito de participar de eleições para presidente e vice-presidente dos Tribunais. Na avaliação de Puppin, os desembargadores possuem mais vivência e experiência para a escolha, bem como para ocupação desses cargos.
Combate à corrupção
Para o candidato à indicação pela OAB, o Poder Judiciário está cada vez mais se destacando na efetividade de sua atuação para o combate à corrupção no Brasil, sendo certo que é, hoje, a instituição mais respeitada no país.
Puppin nasceu em Brasília, é filho de um militar da Aeronáutica e de uma servidora pública, sendo um advogado militante. A votação será nos dias 24 e 25/10. Segunda e terça-feira da semana que vem. Neste vídeo que correm as redes sociais André Puppin pede o voto dos advogados do DF.
[embedplusvideo height=”240″ width=”480″ editlink=”http://bit.ly/2eSqCml” standard=”http://www.youtube.com/v/Z89fCXhvYAU?fs=1″ vars=”ytid=Z89fCXhvYAU&width=480&height=300&start=&stop=&rs=w&hd=0&autoplay=0&react=1&chapters=¬es=” id=”ep8456″ /]
O que é o quinto constitucional?
O artigo 94 da Constituição Federal prevê que um quinto dos Tribunais Regionais Federais e um quinto dos Tribunais de Justiça dos Estados e do Distrito Federal será composto por advogados de notório saber jurídico e de reputação ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional.
Um quinto dos tribunais também será preenchido por membros do Ministério Público e os outros três quintos por juízes de carreira, que serão promovidos a desembargador, por antiguidade ou merecimento.
O critério
A vaga da advocacia é preenchida da seguinte forma: a OAB escolherá os seis advogados mais votados e envia a lista para o Tribunal. Destes, o Tribunal escolherá três nomes que serão enviados ao Presidente da República que, por sua vez, escolherá um nome, entre os três indicados pelo Tribunal.
Da Redação Radar

