O ASSUNTO É

Conselhos comunitários de segurança têm novos dirigentes

Publicado em

Lideranças comunitárias, de associações e de entidades sem fins lucrativos e de interesse público escolheram, nesse sábado (12), as diretorias de 36 dos 37 conselhos comunitários de segurança. Responsáveis por encaminhar ao poder público reclamações, críticas e sugestões da sociedade para problemas de segurança, os representantes foram eleitos para mandato de dois anos, de 2015 a 2017. As eleições ocorreram em praticamente todas as regiões administrativas de Brasília, exceto em Samambaia, onde o processo eleitoral será promovido nesta segunda-feira (14).

Entre as diretorias definidas ontem, 29 foram referendadas por aclamação, pois não tiveram concorrentes. Na Estrutural, em Brazlândia, no Guará, no Paranoá, no Recanto das Emas, em Sobradinho II e em Vicente Pires houve disputa entre chapas.

Os membros escolhidos — presidente e vice, diretor-comunitário e 1º e 2º secretários — tomam posse em novembro, após esgotado prazo de recurso contra o resultado das eleições. O processo eleitoral é organizado e coordenado pela Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social.

Pacto pela Vida

Os dirigentes dos conselhos atuam diretamente na formulação de políticas públicas de segurança. Junto ao trabalho cotidiano com as comunidades, eles integram os comitês das Regiões Integradas de Segurança Pública do Distrito Federal, definidas pelo Viva Brasília – Nosso Pacto pela Vida.

O Viva Brasília baseia-se na integração do trabalho das forças policiais com o de outros órgãos do governo, na análise das informações criminais e na escuta atenta das necessidades da comunidade. Outro importante pilar do programa é a consolidação de uma cultura de paz, por meio de ações preventivas, a exemplo de projetos educativos, culturais e esportivos.

A metodologia de governança do programa estabelece que as ações necessárias para combater a criminalidade sejam pensadas inicialmente nos comitês das áreas de segurança pública. Além das instituições desse setor, os colegiados são compostos — de forma permanente ou pontual — por representantes de secretarias de Estado, administrações regionais, órgãos, autarquias e empresas públicas de Brasília. A população tem assento garantido, por meio dos integrantes dos conselhos comunitários de segurança pública. As atividades dos conselheiros são reguladas pelo decreto nº 34.747, de 2013.

Postado por Radar/ Fonte: Agencia Brasilia

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Casamento Comunitário será realizado no Museu Nacional em 22 de março

A primeira edição do Casamento Comunitário de 2026 será em 22 de março, no Museu da República. Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania...

Mais Radar

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

A Secretaria de Economia (Seec-DF) definiu a data do primeiro sorteio...

Novas famílias são beneficiadas com o programa Melhorias Habitacionais

O programa Melhorias Habitacionais estpa presente cada vez mais na vida...

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

A segunda parcela do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo...

Canal é lançado para denúncias de furto e roubo de cabos de energia

O canal específico foi lançado para denúncias anônimas relacionadas aos crimes...

GDF investe R$ 167 milhões no Cartão Gás, beneficiando 1,6 milhão de famílias

O Cartão Gás, que ajuda famílias como a de Maria do...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.