O ASSUNTO É

CHUVAS| Órgãos do DF definem estratégia para enfrentar período chuvoso

Publicado em

Quando o assunto é período de chuvas, o Governo do Distrito Federal não mede esforços de prevenção para evitar – ou ao menos minimizar – problemas em decorrência do mau tempo. Neste sentido, diversos órgãos governamentais se uniram à Defesa Civil nesta segunda-feira (30), na sede do órgão em Brasília, para definir estratégias e ações de enfrentamento a possíveis desastres.

 

Subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, o coronel Sérgio Bezerra reafirmou a disposição do poder público em amparar a população em situações de calamidade.

“É importante que a comunidade do DF saiba que existe uma preocupação do governo em melhor se organizar para dar uma boa resposta a uma possibilidade de desastre. Nós não queremos que aconteça. Mas, se acontecer, estaremos todos alinhados e em sintonia”, garantiu na ocasião.

Participaram da reunião na Defesa Civil representantes das seguintes instituições: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Detran/DF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil e Agência Reguladora de Águas (Adasa).

Também foram ao encontro membros da secretarias de Segurança Pública, das Cidades, de Obras, de Saúde e de Desenvolvimento Social.

A comunicação rápida e eficaz entre Defesa Civil e os demais órgãos públicos do DF foi o principal ponto da reunião. Em nome desta sintonia institucional, nos próximos dias será realizado um exercício simulado para testar a eficiência dos grupos envolvidos em termos de reação a desastres. O objetivo é que, uma vez detectados erros, ações de reparação sejam executadas com a antecedência necessária.

Regiões como Vicente Pires, Arniqueiras, Sol Nascente, Pôr do Sol, Vila Rabelo e Fercal serão monitoradas com mais atenção pela Defesa Civil.

A recomendação é de que os moradores dessas áreas observem a evolução de erosões, trincas, fissuras e rachaduras em suas edificações. Em caso de constatação de quaisquer dessas ocorrências, recomenda-se o acionamento da Defesa Civil via telefone, por meio do número 199.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

RenovaDF oferece 2.500 vagas para cursos de qualificação profissional

O RenovaDF está com inscrições abertas para o 3º Ciclo 2025. São 2.500 vagas e o início das aulas está previsto para 5 de...

Mais Radar

Ações educativas no Dia Mundial de Conscientização do Autismo

O objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da inclusão e da segurança no trânsito, com foco especial nas necessidades de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias.

Celina Leão prestigia a ABBP e sai em defesa da “imprensa livre”

Durante a posse da nova diretoria da ABBP, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância da imprensa digital para a democracia e enalteceu a trajetória do jornalista Toni Duarte, que assume a presidência da entidade.

Editorial da Folha critica “canetada” de Moraes contra governador Ibaneis

O editorial da Folha de S.Paulo critica a decisão do STF que afastou Ibaneis Rocha, destacando a falta de provas e a intromissão indevida no Executivo. Questiona a necessidade de maior rigor em medidas excepcionais.

GDF investe na modernização das infraestruturas esportivas

Com foco na reforma de estádios e na ampliação dos sistemas...

Grande show de Carlos Pial agita o Clube do Choro neste sábado (23)

Carlos Pial celebra 30 anos de carreira com "Percurso", show que exalta sua musicalidade única, misturando ritmos e influências maranhenses em um espetáculo interativo repleto de composições marcantes e performances inesquecíveis.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.