O ASSUNTO É

CHUVAS| Órgãos do DF definem estratégia para enfrentar período chuvoso

Publicado em

Quando o assunto é período de chuvas, o Governo do Distrito Federal não mede esforços de prevenção para evitar – ou ao menos minimizar – problemas em decorrência do mau tempo. Neste sentido, diversos órgãos governamentais se uniram à Defesa Civil nesta segunda-feira (30), na sede do órgão em Brasília, para definir estratégias e ações de enfrentamento a possíveis desastres.

 

Subsecretário de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Segurança Pública, o coronel Sérgio Bezerra reafirmou a disposição do poder público em amparar a população em situações de calamidade.

“É importante que a comunidade do DF saiba que existe uma preocupação do governo em melhor se organizar para dar uma boa resposta a uma possibilidade de desastre. Nós não queremos que aconteça. Mas, se acontecer, estaremos todos alinhados e em sintonia”, garantiu na ocasião.

Participaram da reunião na Defesa Civil representantes das seguintes instituições: Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Serviço de Limpeza Urbana (SLU), Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), Companhia Energética de Brasília (CEB), Detran/DF, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Polícia Civil e Agência Reguladora de Águas (Adasa).

Também foram ao encontro membros da secretarias de Segurança Pública, das Cidades, de Obras, de Saúde e de Desenvolvimento Social.

A comunicação rápida e eficaz entre Defesa Civil e os demais órgãos públicos do DF foi o principal ponto da reunião. Em nome desta sintonia institucional, nos próximos dias será realizado um exercício simulado para testar a eficiência dos grupos envolvidos em termos de reação a desastres. O objetivo é que, uma vez detectados erros, ações de reparação sejam executadas com a antecedência necessária.

Regiões como Vicente Pires, Arniqueiras, Sol Nascente, Pôr do Sol, Vila Rabelo e Fercal serão monitoradas com mais atenção pela Defesa Civil.

A recomendação é de que os moradores dessas áreas observem a evolução de erosões, trincas, fissuras e rachaduras em suas edificações. Em caso de constatação de quaisquer dessas ocorrências, recomenda-se o acionamento da Defesa Civil via telefone, por meio do número 199.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo recebe Atlético Nacional pelas oitavas da Liberta nesta terça (19)

O São Paulo recebe na noite desta terça-feira (19), o Atlético Nacional, pelas oitavas de final da Copa Libertadores. O jogo da volta acontece...

Mais Radar

Tadeu Filippelli: A força discreta do MDB que molda a política brasiliense

Aos 76 anos, Tadeu Filippelli mantém sua marca na política do DF. Ex-deputado, ex-vice-governador e líder do MDB, segue como articulador influente, mostrando que seu poder vai além de mandatos e cargos formais.

Brasília corre unida: Maratona Monumental 2025 toma a Esplanada

Dias 22 e 23/11: Expo, Monumental Kids e provas de 5 km, 10 km, 21 km e 42 km na Esplanada

Saúde amplia rede de atendimento com contratação de mais 33 leitos de UTI

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) ampliou ainda mais...

Rota Atividade com Sandro Gianelli lidera audiência matinal no DF

Com linguagem direta e foco em notícias úteis, o programa 'Rota Atividade', com Sandro Gianelli, lidera a audiência matinal no DF, segundo o Ibope. Sucesso na Atividade FM, das 6h às 8h.

Ceilândia se reforça para a “Série D” com novos nomes no elenco

Ceilândia se reforça para a Série D com Tarta, Pepê, Dudu, Tcharlles e o retorno do ídolo Romarinho, maior artilheiro do clube na competição, visando fortalecer o elenco após vitória na estreia e manter o bom desempenho no Brasileiro.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.