Dezenas de visitantes do Zoológico de Brasília estão deixando o local atacados por carrapatos e bicho de pé. Os parasitas, segundo os funcionários do zoológico, podem ter sidos carregados por capivaras que circulam livres pelo espaço. Em uma só família, três membros disseram que retiraram do corpo um total de cem carrapatos. Outros tiveram que correr para as clinicas de pedologia para retirar bicho de pé
enilson Magalhães, diretor de Vigilância Ambiental disse que o Zoo precisa fazer o controle de carrapatos na região. Ele afirmou ainda que não tomou conhecimento de surto desses parasitas, mas que pretende iniciar investigação para detectar a fonte de reprodução
Tome cuidado
Os carrapatos podem transmitir várias doenças aos animais e aos seres humanos, podendo causar doenças graves e muitas vezes fatais. Dentre as mais comuns são a babesiose canina, a erliquiose canina, a doença de Lyme e a febre maculosa.
Nos seres humanos o surgimento dos sintomas da doença ocorre de forma súbita, acompanhado de febre alta, dores de cabeça e dores musculares. Geralmente no quarto dia surgem manchas róseas nas extremidades, em torno dos punhos e tornozelos, tronco, face, pescoço, palmas das mãos e solas dos pés.
Já o bicho-de-pé é uma doença de pele causada por uma pulga chamada Tunga penetrans, que penetra na pele para alimentar-se de sangue e se reproduzir.
O bicho-de-pé pode afetar qualquer área do corpo, mas normalmente atinge a sola dos pés, a pele entre os dedos e debaixo das unhas. A pulga penetra na pele quando o indivíduo fica descalço na areia, na água suja ou no chão por onde passam cães e gatos que também estão contaminados com a doença.
Você precisa fazer login para comentar.