O ASSUNTO É

CALDEIRÃO DO CORONAVÍRUS| Papuda pode se transformar no maior foco da doença no DF

Publicado em

| Por Toni Duarte||RADAR-DF

Infectologistas do mundo inteiro, afirmam que o COVID 19 se torna mais agressivo e se espalha mais rápido em ambientes aglomerados ou fechados com muita gente. É o que acontece no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Cerca de 14 detentos e 19 agentes penitenciários estão infectados com o novo coronavírus.

 

O complexo penitenciário da Papuda é uma cidade de médio porte dentro do Distrito Federal . Cerca de 17 mil presos se amontoam dentro do presídio, cuja capacidade é para apenas 7 mil internos.

A cidade prisional conta ainda com  uma estrutura de quase 2.500  funcionários entre servidores públicos e dos serviços tercerizados.

LEIA MAIS|

COVID 19 SE ESPALHA NA PAPUDA| Sobe para 14 presos e 19 agentes penitenciários infectados

O Covid 19 passou a ser encarado pelas autoridades sanitárias como uma bomba-relógio que pode explodir com muitos mortos .

Diferente das rebeliões de presos por briga de facções ou pela superlotação  da população carcerária, o Covid 19 que se espalha rápido dentro da Papuda, assusta não apenas quem está dentro, mas também  quem está fora.

Ninguém sabe como o vírus foi parar dentro do presídio. Há quem afirme que ele foi de fora para dentro levado por agentes infectados.

No dia 3/04, surgiu o primeiro caso. Um agente penitenciário do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), testou positivo para o novo coronavírus.

O policial  penal está afastado para o tratamento da doença. Três dias depois chegou a 12 o número de agentes e um preso com a doença.

Ontem (sexta) saltou para 19 agentes testados para o novo coronavíros  e 14 presos presos idem . As visitas nas unidades prisionais foram suspensas.

LEIA MAIS|Coronavírus chega à Papuda infectando 12 agentes penitenciários e um preso

Ao Radar-DF, a Secretaria de Saúde do DF (SES) disse, em nota, que foi realizado ontem, sexta-feira (10), uma ação de rastreamento e vigilância epidemiológica no Complexo Penitenciário da Papuda.

Foram examinados 332 internos e 126 servidores do sistema prisional. A avaliação médico/sanitária, incluiu testes rápidos para COVID19.

Informou ainda que em alguns casos, conforme indicação de protocolos, se fez necessário a realização das coletas de secreção de narina e garganta (Swab) para exame de PCR para COVID 19 e assim apresentar resultados conclusivos confiáveis.

Todos os resultados dos testes rápidos, segundo a Secretaria de Saúde, necessitam de avaliação epidemiológica e realização de exame PCR de COVID19, ou testes sorológicos de dosagem quantitativa de anticorpos IgM e IgG, uma vez que os testes de antígenos precisam de uma confirmação clínica e laboratorial.

A Secretaria informou que não há números oficiais de casos confirmados a serem divulgados agora.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Vai de Graça registra mais de 2,4 milhões de acessos nos ônibus e metrô durante o Carnaval

Durante o Carnaval 2026, o sistema de transporte público coletivo do DF registrou grande movimentação de passageiros, pelo programa Vai de Graça por quatro...

Mais Radar

Primeiro sorteio do Nota Legal em 2026 será em 20 de maio

A Secretaria de Economia (Seec-DF) definiu a data do primeiro sorteio...

Novas famílias são beneficiadas com o programa Melhorias Habitacionais

O programa Melhorias Habitacionais estpa presente cada vez mais na vida...

Governo libera mais R$ 4,6 bi para pagar saque-aniversário do FGTS

A segunda parcela do saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo...

Canal é lançado para denúncias de furto e roubo de cabos de energia

O canal específico foi lançado para denúncias anônimas relacionadas aos crimes...

GDF investe R$ 167 milhões no Cartão Gás, beneficiando 1,6 milhão de famílias

O Cartão Gás, que ajuda famílias como a de Maria do...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.