Dentre as seis cidades sede das Olimpíadas 2016, Brasília sai na frente com a 1° Turma de Capacitação em Boas Práticas em Segurança Alimentar, responsável Técnico e Categorização, do Programa de Alimentação Fora do Lar, com início programado para segunda-feira, às 15h30, no Sebrae/DF. O curso terá cinco dias de duração, com 15 horas de aulas teóricas e 20 horas de consultoria por empresa, e será oferecido pelo Sebrae aos associados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do DF (Abrasel/DF), com apoio da Secretaria de Turismo de Brasília. A primeira turma será formada por 20 empresas do setor.
O objetivo das turmas é capacitar as empresas, preparando-as para o processo de Categorização, exigido pela Vigilância Sanitária. Atualmente, os empresários do setor precisam ter um responsável com conhecimento técnico em segurança alimentar e boas práticas de manipulação em seu negócio.
A subsecretária de Qualificação e Políticas de Turismo do DF, Jackeyline Reis Mapurunga, explica que categorizar os restaurantes é aumentar a transparência. “Estamos permitindo que o consumidor realize escolhas conscientes, além de permitir o reconhecimento em quem investe em qualidade”, finaliza, alertando que essa é a primeira turma entre várias que serão formadas até as Olimpíadas.
A diretora-executiva da Abrasel/DF explica que Brasília saiu na frente das outras cidades sedes. “Estamos interessados em oferecer melhores condições de serviço, uma oferta de serviço mais qualificada, somos os primeiros a oferecer o curso”, salienta Thaís Quintão.