Após quebra de expectativas dos brasileros sobre a Bola de Ouro, quem levantou o prêmio foi o volante espanhol Rodri, do Manchester City (Inglaterra). O evento premiou os melhores da temporada 2023/2024, nesta segunda-feira (28), em cerimônia realizada no Théâtre du Châtelet, em Paris (França).
Vini Júnior, do Real Madrid (Espanha), acabou fincando em segundo na premiação, enquanto o inglês Jude Bellingham, também da equipe espanhola, garantiu a terceira posição.
Rodri conquistou o prêmio pela primeira vez e foi fundamental para ajudar sua equipe a conquistar o quarto título consecutivo do Campeonato Inglês. O jogador foi eleito o melhor jogador da Eurocopa deste ano, após a Espanha conquistar seu quarto título. A votação conta apenas com votos de jornalistas esportivos.
Vinicius Júnior, aparecia com grande favoritismo após uma temporada 2023/2024 na qual marcou 24 gols e deu nove assistências em 39 partidas pelo Real Madrid, conquistando os títulos da Liga dos Campeões, do Campeonato Espanhol e da Supercopa da Espanha.
A Bola de Ouro é um prêmio dado pela revista France Football. Ele teve a sua primeira edição no ano de 1956. Inicialmente ele era entregue apenas a jogadores nascidos na Europa. Mas, a partir de 1995 atletas de fora da Europa que atuavam no Velho Continente também passaram a ser considerados na premiação.