Após jejum de 9 anos, o desfile de carnaval de Brasília vai ocorrer de 23 a 25 de junho, segundo comunicado da Secretaria de Cultura do Distrito Federal. Serão R$ 7 milhões destinados para 13 escolas de samba.
A decisão se deu após o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) concluir que não houve fraude no processo seletivo para realização dos desfiles de escola de samba na capital, que deveriam ter ocorrido em abril, mas foram suspensos.
A União das Escolas de Samba de Brasília (UNIESBE) foi escolhida, por meio de edital lançado em fevereiro de 2023, para desenvolver do planejamento até a confecção das fantasias. A organização do desfile e a divisão do dinheiro também serão feitas por essa equipe.
A estrutura dos desfiles será montada pelo Instituto Candango de Política Social e Economia Criativa (ICPEC). O evento vai ocorrer no Eixo Cultural Ibero-Americano, a antiga Funarte.
O desfile foi adiado após uma denúncia enviada à Corte pela Aliança Brasiliense às Escolas de Samba do DF (Abessa). A alegação seria que o edital previa a transferência de R$ 7 milhões em uma única vez, sem necessidade de contrapartidas. Antes, o evento aconteceria junto com as festividades do aniversário de Brasília.