O City Tour Cívico completou cinco meses de operação e se consolidou entre as principais atrações turísticas da cidade. A iniciativa é do Governo do Distrito Federal (GDF) em parceria com a Secretaria de Turismo (Setur-DF).
O projeto é fruto de parceria entre a empresa Brasília Receptivo — que investiu R$ 5 milhões para capitanear o acesso livre por meio de um chamamento público — e da Setur.
Inaugurado em abril deste ano, como parte das comemorações do aniversário de Brasília, o passeio seria de graça apenas na primeira semana.
No entanto, por determinação do governador Ibaneis Rocha, que participou da viagem inaugural, a atração turística passou a ser gratuita permanentemente. Os ingressos podem ser retirados no site do Brasília Receptivo.
Com mais de 320 viagens feitas até setembro, o tour já transportou cerca de 16 mil passageiros, dos quais 35% são turistas de fora da capital. Os números demonstram o alcance do projeto, tanto entre moradores do DF quanto entre visitantes.
Para o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o City Tour Cívico gratuito é um marco e valoriza a identidade da capital, aproximando moradores e visitantes da história, da arquitetura e da importância cívica de Brasília. “Esse projeto fortalece o turismo local, gera pertencimento e mostra, de forma acessível e gratuita, por que a nossa cidade é reconhecida mundialmente como Patrimônio Cultural da Humanidade”, afirma.
O percurso permanece o mesmo desde a inauguração, com saída do Eixo Monumental, passando por Setor Militar Urbano, Esplanada dos Ministérios, e retorno à Torre de TV. A duração média do trajeto é de 1h30 a 2h. Cada tour tem um limite de 37 pessoas.
As viagens ocorrem de terça a sexta-feira, em quatro horários: 10h, 12h, 14h e 16h. Já aos fins de semana e feriados: 10h, 10h30, 12h, 12h30, 14h30, 15h, 16h30 e 17h.