Além de ser um equipamento público de competições automobilísticas, o Autódromo Internacional de Brasília pretende se firmar como uma arena multiúso após a reforma feita pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
O complexo, que tem infraestrutura de 15.592 metros quadrados e está localizado na área central de Brasília, deve abrigar diferentes atividades esportivas, como motociclismo, ciclismo e caminhadas, bem como eventos culturais.
O projeto completo prevê um espaço para ocupação de lojas e empreendimentos de carros e equipamentos esportivos e a criação do Museu do Automobilismo.
Novo autódromo
Inaugurado em 1974, o Autódromo foi pioneiro desde a construção pelo tamanho da pista. Com a atualização, os 5.384 metros de extensão se dividem em 16 curvas, seis traçados, duas variantes e duas entradas de boxes.
A reforma foi dividida em três etapas. A primeira teve investimento de R$ 60 milhões e foco na qualificação da pista, com a modernização do traçado, substituição completa do pavimento, criação de áreas de segurança e toda a terraplanagem e drenagem do espaço.
Prevista para 2026, a segunda etapa contemplará a entrega definitiva de 40 boxes, do kartódromo e do centro médico, enquanto a terceira fase inclui a instalação de novos empreendimentos dentro do complexo, como lojas de carros e equipamentos esportivos, áreas de eventos e o Museu do Automobilismo.

