Interessados em participar do Prêmio Jovem Cientista podem se inscrever até 31 de julho. A 31ª edição traz o tema “Resposta às Mudanças Climáticas: Ciência, Tecnologia e Inovação como Aliadas”.
Podem participar alunos do ensino médio, do ensino superior, e pessoas que estejam cursando ou já tenham concluído mestrado ou doutorado. As inscrições podem ser feitas no site do prêmio.
As premiações variam entre laptops, bolsas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e valores em dinheiro que vão de R$ 12 mil a R$ 40 mil. Estudantes de graduação ou pós-graduação podem apresentar projetos em 11 linhas de pesquisa.
Já os alunos do ensino médio devem propor trabalhos científicos dentro de um dos seis eixos previstos no edital.
O Jovem Cientista ainda reconhece um pesquisador de destaque na área temática da edição (categoria Mérito Científico) e também instituições de ensino e pesquisa cujos alunos matriculados e egressos se destacaram na premiação.
O prêmio é iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio do CNPq, em parceria com a Fundação Roberto Marinho e copatrocínio da Shell Brasil Petróleo Ltda.