O ASSUNTO É

Sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central começa nesta segunda (05)

Publicado em

Novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC), previsto para começar a funcionar em novembro, o Pix entrará oficialmente em teste nesta segunda-feira (5).

LEIA MAIS

Brasil chega a 4,9 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus

A partir de hoje, os clientes poderão registrar as chaves digitais de endereçamento para enviar ou receber recursos em 644 instituições financeiras.

Para cadastrar a chave, basta acessar o aplicativo da instituição em que tem conta e fazer o registro, vinculando a uma conta específica uma das três informações: número de telefone celular, e-mail ou CPF/CNPJ.

As informações serão armazenadas em uma plataforma tecnológica desenvolvida e operada pelo BC, chamada Diretório Identificador de Contas Transacionais (DICT), um dos componentes do Pix.

Anteriormente previsto para iniciar em 3 de novembro, o registro das Chaves Pix foi antecipado para que os clientes e as instituições tenham mais tempo para se familiarizar com o novo sistema.

Estarão disponíveis antecipadamente todas as funcionalidades para a gestão das chaves, como registro, exclusão, alteração, reivindicação de posse e portabilidade. As regras específicas constam de regulamento publicado pelo BC em agosto.

Neste período antecipado, a participação das instituições financeiras e de pagamentos no registro das chaves ocorre de forma facultativa. O único pré-requisito exigido é a conclusão bem-sucedida da etapa de homologação.

Operação
O Pix funcionará 24 horas por dia e reduzirá para 10 segundos o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes. As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada.

A nova ferramenta trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte.

No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Agências do DF oferecem vagas com salários de até R$ 8 mil

Ao todo, as agências do trabalhador disponibilizam 728 chances profissionais. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

A partir desta segunda-feira (17), é liberado o valor do abono...

Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento

O governo federal costurou um acordo com o relator do orçamento...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.