O ASSUNTO É

Setor de Serviços recua 0,9% após três meses de alta

Publicado em

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira (12), com recuo de 0,9%, a atividade do setor de serviços no Brasil se mostrou reduzida na passagem de janeiro para fevereiro de 2024.

O relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que apenas as atividades de serviços prestados às famílias registraram variação positiva, de 0,4%. A queda se deu no setor de informação e comunicação (-1,5%) transportes (-0,9%) e outros serviços (-1,0%).

“É uma descontinuação dos ganhos anteriores. Como observamos, por exemplo, na atividade de profissionais, administrativos e complementares”, afirma o técnico do IBGE, De acordo com Luiz Almeida.

No acumulado do primeiro bimestre de 2024, o volume de serviços cresceu 3,3% frente ao mesmo período do ano passado, e fevereiro de 2024 ficou 2,5% acima de fevereiro de 2023. No acumulado nos últimos 12 meses ficou em 2,2%.

A queda de fevereiro se dá após três meses de alta, e o volume de serviços se manteve 11,6% acima do nível pré-pandemia.

Outro ponto informado pelo IBGE foi a queda do índice de atividades turísticas, que recuou 0,8% em fevereiro, na comparação com janeiro. Foi o segundo desempenho negativo seguido, com perda acumulada de 1,8%.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Visitantes das unidades penais do DF poderão utilizar armários guarda-volumes

A Secretaria de Administração Penitenciária (Seape-DF) promoveu, nesta quarta-feira (9), a cerimônia de inauguração dos armários guarda-volumes instalados nas áreas externas das unidades penais...

Mais Radar

Governo prevê queda no combustível se petróleo mantiver cotação

Caso haja uma cotação estável no preço do petróleo, será possível...

Emprego no DF: 671 vagas e procura por mão de obra qualificada

O mercado de trabalho no DF está aquecido, com 671 vagas abertas e salários de até R$ 3,5 mil. Porém, a busca por mão de obra especializada virou um tormento, com setores como TI, saúde e construção enfrentando dificuldades para encontrar profissionais qualificados.

Preços de alimentos caem e prévia da inflação de junho fica em 0,26%

Os preços dos alimentos apresentaram queda em junho e ajudaram a...

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Aposentados e pensionistas podem verificar as respostas das associações e sindicatos...

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,46%

Conforme o Boletim Focus, a previsão do mercado financeiro para o...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.