O ASSUNTO É

Setor de serviços avança 0,4% em março e recupera queda de fevereiro

Publicado em

Em março, o setor de serviços avançou 0,4%, depois de cair 0,9% no mês anterior. Com o resultado, a taxa ficou 12,1% acima do nível registrado no período da pré-pandemia, em fevereiro de 2020. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O relatório mostra que na comparação do acumulado para o primeiro trimestre de 2024, com igual período de 2023, o setor apresentou crescimento de 1,2%. Nos últimos 12 meses, a alta é de 1,4%.

Com crescimento de 4%, o setor de informação e comunicação foi o principal destaque para o mês, eliminando a perda de 2,5% registrada em fevereiro. Desde janeiro de 2017 que a atividade não tinha um avanço tão intenso.

“São tipos de serviços que têm um mercado muito dinâmico, que envolve muita inovação, principalmente depois da pandemia, quando acelerou a informatização de muitas empresas e serviços”, explica publicação do IBGE.

As atividades de transportes (0,3%) e serviços prestados às famílias (0,6%) também tiveram expansão em março. Já a de outros serviços ficou estável.

Conforme a Pesquisa Mensal de Serviços, 13 das 27 Unidades da Federação (UF) apresentaram elevação no volume de serviços em março. O impacto positivo mais importante veio de São Paulo (1,1%), Rio de Janeiro (1,1%), Minas Gerais (1,2%) e Espírito Santo (5,1%). Em movimento contrário, Rio Grande do Sul recusou 3,6%, seguido por Mato Grosso (7,6%), Distrito Federal (4%) e Mato Grosso do Sul (9,7%).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Botafogo avança e faz final da Libertadores com o Atlético-MG

O Botafogo garantiu a classificação para a final da Copa Libertadores, onde vai enfrentar o Atlético-MG. O time garantiu pela primeira vez a presença...

Mais Radar

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta

O prazo para regularização das micro e pequenas empresas e dos...

Servidores públicos querem melhoria salarial e condições de trabalho

No Dia do Servidor Público, a Condsef destaca o papel essencial dos servidores na promoção da cidadania e na defesa da democracia. A entidade alerta sobre pressão por privatizações e acompanha debates sobre reforma administrativa e valorização salarial.

Governo autoriza contratação de moradias em oito estados

O Ministério das Cidades aprovou a contratação de 4.036 novas unidades...

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Nesta quinta-feira (23), cerca de 264 mil que regularizaram as pendências...

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

O prazo para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»