A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) destacou em nota nesta segunda-feira (29), a relevância do funcionalismo público para a construção da democracia e o acesso aos direitos básicos.
“Não há democracia sem serviços públicos. Os servidores são protagonistas na promoção da cidadania e na construção de uma sociedade justa e igualitária”, frisou a entidade.
O texto menciona a importância de garantir à população o acesso à saúde, educação, cultura, segurança, moradia, entre outros direitos essenciais.
Sérgio Ronaldo da Silva, secretário-geral da Condsef, reafirmou o compromisso histórico dos servidores com a defesa dos serviços públicos. “Queremos resgatar concursos, políticas públicas e direitos”, declarou.
A confederação também alertou sobre os desafios enfrentados pela categoria, como a pressão pela privatização e uma política salarial que agrava distorções.
A Condsef acompanha atenta aos debates sobre uma reforma administrativa, buscando garantir valorização e estabilidade para o funcionalismo.