A segunda parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta sexta-feira (20) para funcionários com carteira assinada.
O salário extra injetará R$ 321,4 bilhões na economia neste ano, conforme o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Cada trabalhador deverá receber uma média de R$ 3.096,78, somadas as duas parcelas.
O benefício dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 24 de abril a 8 de maio, e a segunda foi depositada de 24 de maio a 7 de junho.
Conforme a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos um ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente.
A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.