O ex-senador pelo Maranhão, Roberto Rocha segue com uma agenda cheia em eventos nacionais e internacionais, como o da LIDE United Kingdom que acontece nesta segunda-feira(09), em Londres, Inglaterra.
A palestra oferecida por Roberto Rocha a empresários ingleses e de outros países, além de entidades de classes que participam do encontro, vai ajudar, segundo ele, a criar um ambiente de negócios seguro e dinâmico na promoção de mais investimentos internacionais ao Brasil”.
O ex-senador maranhense foi o relator do texto da nova reforma tributária, finalizada e apresentada por ele em outubro do ano passado.
O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados em julho desse ano, mas falta passar pelo plenário do Senado.
Roberto Rocha disse ao RadarDF que o novo texto torna o sistema tributário brasileiro mais simples, justo e transparente.
Isto porque a proposta, segundo ele, aponta avanços que aproxima o Brasil das melhores práticas internacionais, reduz desigualdades e impulsiona a recuperação econômica do país.
Outro tema abordado por Roberto Rocha, a pedido de investidores britânicos, foi sobre as Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs).
Conforme o ex-senador, que também foi relator da proposta que se tornou lei em julho do ano passado, as ZPEs, são áreas especiais nas quais empresas autorizadas a se instalar contam com suspensão de tributos na compra de máquinas, matérias-primas e insumos usados na produção de mercadorias a serem exportadas.
Ele explicou ainda, que o tratamento aduaneiro é diferenciado e essas zonas podem ser instaladas apenas em regiões menos desenvolvidas, como o Nordeste brasileiro, para reduzir desequilíbrios regionais.