O ASSUNTO É

Receita permite atualização de valor de imóvel na declaração do IR

Publicado em

Os contribuintes poderão atualizar o valor do imóvel na declaração do Imposto de Renda em troca do pagamento imediato do tributo com alíquotas reduzidas, a partir desta terça-feira (24), até 16 de dezembro.

A Receita Federal publicou uma instrução normativa que regulamenta a possibilidade, autorizada pela Lei 14.973, que estabeleceu a reoneração gradual da folha de pagamento até 2027.

A nova lei permite a atualização do valor na declaração, recolhendo o tributo sobre o ganho de valor antecipadamente, com alíquotas reduzidas. As empresas pagarão 6% de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e 4% de Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).

A medida beneficia tanto pessoas físicas como empresas, mas só é vantajosa para quem pretende vender o imóvel no médio e no longo prazo. Para a pessoa física, será aplicada uma alíquota de 4% de Imposto de Renda sobre a diferença do valor de compra do imóvel e o valor atualizado.

A Receita permitirá que quem atualizou o valor do imóvel na declaração deduza, da base de cálculo, a diferença entre o montante atualizado e o montante antes da atualização. Isso resulta em pagamento de menos tributos para quem aproveitou o benefício.

O projeto de lei do Orçamento de 2025, enviado ao Congresso no fim de agosto, não prevê quanto o governo pode arrecadar com a antecipação de tributos.

Os interessados em atualizar o valor do imóvel na declaração deverão apresentar a Declaração de Opção pela Atualização de Bens Imóveis (Dabim). O documento está disponível a partir desta terça-feira no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) da Receita Federal.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

São Paulo e Corinthians no Mané Garrincha terá regras de segurança

O jogo, no estádio Mané Garrincha, entre São Paulo e Corinthians tem regras específicas para realização da partida. O encontro ocorre pela série A...

Mais Radar

Governo cria GT para evitar uso do Bolsa Família com apostas

Para analisar o uso de recursos do cartão Bolsa Família com...

Economia com horário de verão pode chegar a R$ 400 milhões

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a adoção do...

Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis

Mais de 500 imóveis serão leiloados pela Caixa Econômica Federal (CEF)....

Empresas já podem aderir a programa para modernização da indústria

Agora, as empresas brasileiras de 23 setores da economia podem aderir...

INSS flexibiliza regras para concessão de consignado a partir de 2025

A partir de 2 de janeiro de 2025, quem se aposentar...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»