Os consumidores do Distrito Federal podem contar com o projeto “Vale Luz”, que permite a troca de materiais recicláveis por descontos na conta de luz. A Neonergia instalou nove máquinas espalhadas por Brasília para coletar embalagens de alumínio e plástico.
Por dez latas de alumínio ou 15 garrafas PET, o consumidor tem R$ 1 de desconto. Os descartes são trocados por pontos para os usuários, que podem revertê-los em desconto na própria conta de luz ou em doações para entidades assistenciais.
O projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) e busca incentivar à comunidade aos hábitos de reciclagem, estimulando o descarte correto de resíduos sólidos.
A ação também auxilia na economia de energia, segundo a superintendente de eficiência da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
“Quanto mais a gente consegue reciclar esses materiais, mas a gente reduz a necessidade de produzi-los. Quando reciclamos, nós reaproveitamos esse material, economizando energia”, diz Ana Christina.
O consumidor precisa fazer o cadastro no programa de fidelidade Triciclo, antes de fazer o descarte. O material deve estar higienizado e ter o código de barras legível. Cada pessoa pode descartar até 25 embalagens por dia.
O resgate dos pontos pode ser feito diretamente na máquina em que foi feito o descarte, por meio do aplicativo ou no site da Triciclo.