Começou nesta quarta-feira (15), o período para envio da declaração anual do Imposto de Renda 2023 à Receita Federal. O prazo final vai até o dia 31 de maio. O programa gerador do IR já foi liberado para download pelo Fisco.
Entre as principais mudanças anunciadas pela Receita está a possibilidade de o contribuinte utilizar a declaração pré-preenchida. As declarações online e para dispositivos móveis possuem algumas limitações.
Em relação a 2022, a Receita Federal espera um aumento de até 8,8% no número de declarações entregues neste ano, chegando aos 39,5 milhões de documentos. As restituições serão pagas em cinco lotes a partir de 31 de maio.
Os dados do contribuinte são preenchidos a partir do que é informado previamente na Declaração de Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf). As informações são entregues ao órgão por pessoas jurídicas, empresas do ramo de imóveis e prestadores de serviços de saúde.
“A grande vantagem com o modelo seria a rapidez no preenchimento e o menor risco de incidência de malha fina”, afirmou Ricardo Oliveira de Jesus, sócio da ABordin Consultores, empresa que integra o Grupo CorpServices.
O contribuinte ainda é o responsável pela alteração de dados, se necessário. A declaração pré-preenchida está disponível no site do Programa Gerador de Declaração (PGD) e no aplicativo Meu Imposto de Renda.