O ASSUNTO É

Oportunidade: BRB reduz juros do financiamento da casa própria

Publicado em

O Banco de Brasília (BRB) anunciou na última sexta-feira (27) uma redução nas taxas de juros do financiamento imobiliário. A medida faz parte do início do ciclo de queda dos juros, o que traz expectativas positivas para o setor da construção civil e para a economia em geral no ano de 2024.

As novas taxas passarão a valer já na próxima semana e partirão de 8,99% + TR; a partir de 6,50% a.a. + IPCA ou a partir de 4,09% a.a. + poupança.

Além disso, o percentual de financiamento será de até 80% do valor do imóvel e o prazo para pagamento poderá chegar a até 420 meses. Custas cartorárias e Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) também poderão ser financiados.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, avalia que a redução das taxas de juros reforça o compromisso da instituição com o interesse social.

Segundo ele, como banco público, o BRB tem um empenho ainda maior em promover o fortalecimento da economia nesse ciclo de queda de taxas. Ao mesmo tempo, a instituição busca colaborar com a realização do sonho da casa própria de seus clientes em todo o Brasil.

Essa iniciativa do BRB traz boas perspectivas para o setor da construção civil, que poderá se beneficiar com a redução dos juros e com o aumento do acesso ao financiamento imobiliário. Com taxas mais baixas, mais pessoas poderão adquirir imóveis, impulsionando assim o mercado imobiliário e contribuindo para o crescimento econômico do país.

Além disso, essa medida também é positiva para a economia em geral, uma vez que o setor da construção civil possui grande impacto em outros segmentos, como o de materiais de construção, serviços e empregos.

Com a possível retomada dos investimentos no setor, espera-se um aumento da demanda por esses produtos e serviços, o que fortalecerá a economia como um todo.

Dessa forma, a redução dos juros do financiamento imobiliário pelo BRB é vista como uma iniciativa que traz benefícios tanto para os clientes do banco, que terão acesso a condições mais favoráveis para a compra da casa própria, quanto para o setor da construção civil e a economia em geral.

O resultado na região do DF e entorno impulsiona, também, números expressivos nas demais áreas de atuação do BRB. Recém-chegado à Paraíba, o Banco já alcançou o 2º lugar em unidades financiadas. Em outro importante mercado, o estado de Goiás, o Banco já garantiu a 4ª posição. No ranking nacional, o Banco ocupa o 6º lugar, com mais de 6.830 unidades financiadas.

“Já financiamos quase 30 mil unidades nos últimos 5 anos e concedemos quase R$ 12 bilhões em financiamentos. Nossa expectativa, principalmente com a expansão para outros estados e a mudança no cenário econômico, é de ter um crescimento ainda mais expressivo nos próximos 2 anos”, comentou o presidente do BRB.

A expectativa é factível considerando a capilaridade atingida pelo Banco e a sua incursão pelo digital.

Atualmente, o BRB conta, ainda, com um simulador de financiamento imobiliário, uma ampla rede de atendimento, além dos correspondentes imobiliários no DF e em outros estados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

IR zero para quem ganha até R$ 5 mil vale nos salários pagos este mês

Os impactos da nova tabela do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2026 começam a ser percebidos nesta semana, no contracheque dos assalariados que...

Mais Radar

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da...

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Beneficiários do Pé-de-Meia poderão escolher como investir e manter na poupança...

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025

A criação de empregos formais caiu no Brasil em 2025. Os dados...

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento...

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro reduziu as expectativas que...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.