Em meio a uma alta do petróleo nas últimas semanas e uma desvalorização do real frente ao dólar nos últimos dias, a Petrobras eleva, a partir desta terça-feira (29) em 4% o preço médio do diesel em suas refinarias e em 5% o da gasolina.
A nova alta no preço dos combustíveis foi a segunda anunciada em duas semanas.
LEIA MAIS
Osnei Okumoto disponibiliza 1.500 profissionais para vacinação contra covid no DF
No dia 15 deste mês, a Petrobras anunciou que o preço do diesel seria reajustado em 4%, e o da gasolina em 3% a partir do dia seguinte.
Com a alta de 4%, o preço médio do diesel, o combustível mais vendido do Brasil, passará a ser de R$ 2,02 por litro. No acumulado do ano, a redução do valor é de 13,2%, segundo informou a Petrobras.
Já o preço médio da gasolina da Petrobras para as distribuidoras será de R$ 1,84 por litro, acumulando no ano redução de 4,1%.
Apesar da alta das cotações dos combustíveis da Petrobras nesta terça, especialistas apontam a permanência de uma defasagem ante a paridade de importação.
A Petrobras defende que seus preços seguem a chamada paridade de importação, impactada por fatores como as cotações internacionais do petróleo e o câmbio.
O repasse dos reajustes nas refinarias aos consumidores finais nos postos não é garantido, e depende de uma série de questões, como margem da distribuição e revenda, impostos e adição obrigatória de etanol anidro e biodiesel.
Você precisa fazer login para comentar.