O governo federal anunciou que pretende adotar o teto de 1,97% para os juros cobrados em empréstimos consignados. A pauta se destina a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O ministro da Previdência, Carlos Lupi fez o anúncio nessa terça-feira (28), em reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).
Segundo o ministro, a taxa decidida pelo CNPS na reunião anterior (2,14% ) seria a mais justa, mas ressaltou que faz parte de um governo.
“Continuo achando que nós fizemos o correto, mas eu sou parte de um governo, eu esperava mesmo algumas questões que não aconteceram, a diminuição da taxa de juros, o que não aconteceu”, disse Lupi.
Ainda de acordo com o ministro, a medida possibilitou o governo a criar um grupo governamental com a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, com a presença da defesa do consumidor que está no Ministério da Justiça.
O encontro foi aberto pelos representantes da Federação dos Banco (Febraban). Os responsáveis apresentaram a proposta de 1,99% para o empréstimo e 2,91% para o cartão atrelado ao consignado. Agora, a ducussão segue com os conselheiros do CNPS.