Cerca de 20 milhões de famílias vão receber botijões de gás até dezembro de 2025, por meio de um novo programa do governo federal. A medida reforça iniciativas governamentais do setor energético, papel estratégico para que o Estado cumpra suas funções sociais, segundo o presidente Lula.
“O governo federal vai fornecer o botijão de gás de cozinha para mais de 20 milhões de famílias até dezembro de 2025. [O Gás para Todos] É o maior programa de acesso ao cozimento limpo do mundo. Vamos impulsionar o cozimento limpo e a substituição da lenha”, destacou Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia.
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a Política Nacional de Transição Energética (PNTE) representa um passo importante e decisivo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir, ainda mais, com a sustentabilidade do planeta.
A política foi aprovada pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE). A expectativa é que o país tenha potencial para receber, em 10 anos, cerca de R$ 2 trilhões em investimentos na chamada economia verde, o que poderá resultar na geração de 3 milhões de empregos.
O primeiro projeto de abordagem setorial, contempla setores industrial, transportes, elétrico, mineral e petróleo e gás natural.
No segundo texto a abordagem é transversal, e é focado em marcos legais e regulatórios, combate à pobreza energética e desigualdades, além do foco no ambiente atrativo para investimentos.