A Copa do Mundo é logo ali, natal e réveillon nem se fala. Os dois últimos meses do ano prometem aquecer o setor de bares e restaurantes no Distrito Federal.
De acordo com dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), quase metade dos empresários pretendem aumentar o time de colaboradores até dezembro.
Trata-se de uma pesquisa, realizada com 1.709 empresários em todo o país. O balanço mostra que 45% dos entrevistados têm a intenção de contratar funcionários até o fim do ano. Desses, 25% revelaram já ter aumentado o time de colaboradores em setembro.
Ainda tem os que pretendem manter o quadro de funcionários atual (51%), no entanto, 4% querem demitir alguns empregados.
Segundo o presidente executivo da Abrasel, Paulo Solmucci, a área perdeu muitos postos de trabalho, nos últimos dois anos. “Os dois períodos em que o setor mais demitiu trabalhadores foram em março de 2020 e em meados de maio de 2021. Juntando esses dois momentos, nós perdemos 1,3 milhão de postos de trabalho”.
O número de empresas que estão contratando funcionários é alto, mas não surpreende, segundo observa Solmucci. Ele acredita que trata-se de uma movimentação dos estabelecimentos, já previstos como uma melhora dos indicadores na economia.
O presidente ainda lembra que o setor está evoluindo, após superar a pandemia. “Estamos crescendo 5% em termos reais, acima da inflação, sobre o ano passado. Quando se olha para 2019, que é pré-pandemia, nós estamos em 8% em termos reais acima. Ou seja, estamos faturando bastante”, diz Solmucci.