O ASSUNTO É

Entenda nova rodada de saques do FGTS a quem tem saque-aniversário

Publicado em

Cerca de 2,5 milhões de trabalhadores vão ter direito ao saldo integral dos depósitos feitos pelos antigos empregadores no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O valor será liberado para os titulares demitidos desde 2020.

Os 9,6 milhões restantes terão descontada a antecipação do saque-aniversário, tipo de empréstimo oferecido por instituições financeiras. Essa é uma das regras da nova rodada de saques do FGTS. A MP publicada na última sexta-feira não alterou as demais regras do saque-aniversário.

O dinheiro será pago pela Caixa Econômica Federal em duas etapas: uma em março e outra em junho. Quem cadastrou a conta bancária no aplicativo FGTS, cerca de 85% do público-alvo, receberá independentemente do mês de nascimento.

O saque-aniversário permite a retirada de parte do saldo de qualquer conta ativa ou inativa do fundo a cada ano, no mês de aniversário. A opção foi criada em 2019.

A cada ano, o período de saques começa no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Os valores ficam disponíveis até o último dia útil do segundo mês subsequente. Caso o dinheiro não seja retirado no prazo, volta para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

O saque-aniversário é uma modalidade de empréstimo que usa como garantia o valor do FGTS. O Ministério do Trabalho e Emprego retém a quantia antecipada pelo trabalhador, até que o empréstimo seja pago.

O trabalhador receberá o saldo bloqueado, que corresponde aos depósitos do antigo empregador, mesmo que tenha conseguido outro emprego. Caso tenha sido demitido sem justa causa de mais de um emprego, receberá o saldo de todos os trabalhos somados.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Polícia quer apreender passaporte de envolvido na morte do cão Orelha

Polícia Civil pede à Justiça a apreensão do passaporte de adolescente investigado pela morte do cão Orelha, na Praia Brava. Medida busca impedir saída do país enquanto MP e polícia divergem sobre novos rumos da investigação.

Mais Radar

Abono Salarial poderá ser consultado a partir de hoje (4)

Trabalhadores poderão consultar, a partir desta quinta-feira (5), se têm direito...

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou a manutenção da...

Beneficiários do Pé-de-Meia podem fazer aplicação no Tesouro Direto

Beneficiários do Pé-de-Meia poderão escolher como investir e manter na poupança...

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025

A criação de empregos formais caiu no Brasil em 2025. Os dados...

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.