A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que no mês de dezembro os consumidores de energia elétrica não terão que arcar com taxas extras em suas contas de luz.
Isso ocorre devido à manutenção da bandeira verde, que indica condições favoráveis de geração de energia.
Essa decisão da Aneel é resultado do término da bandeira de escassez hídrica, que estava em vigor desde setembro de 2021 e perdurou até meados de abril de 2022.
Durante esse período, foram implementadas taxas extras para trazer recursos adicionais ao setor elétrico afetado pela falta de chuvas e redução dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
De acordo com a agência reguladora, a escolha da bandeira verde se deve ao fato de que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão em níveis satisfatórios. No início do período seco, o nível de armazenamento dos reservatórios atingiu uma média de 87%, o que contribui para o cenário favorável atual.
Ela pode ser verde, amarela ou vermelha, sendo cada uma delas associada a um custo adicional específico na conta de luz. Quando a bandeira é verde, não há taxa extra a ser paga pelos consumidores.