O ASSUNTO É

Endividados há mais de 3 meses atinge maior nível em quase 3 anos

Publicado em

Uma pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o endividamento se manteve estável em janeiro na comparação com dezembro. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (8).

Conforme os dados, a proporção de brasileiros com dívidas atrasadas há mais de três meses atingiu o maior patamar desde abril de 2020.

O estudo mostra que 78% das famílias brasileiras tinham dívidas a vencer em janeiro, mesma proporção registrada no mês anterior. Desses, 16,9% consideravam-se muito endividados.

O endividamento avançou 1,9 ponto percentual. Mas o indicador vem perdendo fôlego desde novembro, na comparação com janeiro do ano passado. A evolução do mercado de trabalho, as políticas de transferência de renda e a inflação mais moderada nos últimos meses explicam o freio no endividamento.

A proporção de famílias com dívidas atrasadas caiu de 30,0% em dezembro para 29,9%. Após seis meses consecutivos de alta, esse foi o primeiro recuo do indicador. Quem tem dívidas mais antigas aparenta ter mais dificuldade de sair da inadimplência.

Cerca de 11% dos consumidores chegaram a janeiro sem condição de pagar dívidas atrasadas de meses anteriores. O grupo que atrasa dívidas por mais de 90 dias chegou a 44,5 % dos inadimplentes.

Com a maior proporção desde abril de 2020, o brasileiro utilizou 30,1% da renda de janeiro para pagar apenas as dívidas, mesmo índice de janeiro do ano passado e menor do que o de dezembro (30,3%).

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Traição de fogo amigo no governo Ibaneis: Até tu, Damares?

Damares Alves trai aliados e se junta à oposição que inclui o PT para obstruir compra de ativos do Banco Master pelo BRB, minando estratégia de fortalecimento econômico do DF por ambições eleitorais em 2026.

Mais Radar

Trabalhador pode trocar dívidas mais caras por consignado para CLT

Os trabalhadores com empréstimo consignado ou crédito direto ao consumidor (CDC)...

741 vagas de emprego no DF: oportunidades para todos os perfis

As agências do trabalhador do Distrito Federal oferecem, nesta sexta-feira (11),...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Contribuintes com dificuldades para preencher a declaração do Imposto de Renda...

Projeto ajuda pessoas de baixa renda a preencher IR em Brasília

Os contribuintes de baixa renda de Brasília com dificuldades para preencher...

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.