O ASSUNTO É

Empresas e MEI podem regularizar dívidas com Simples até esta quinta

Publicado em

O prazo para regularização das micro e pequenas empresas e dos microempreendedores individuais (MEI) termina nesta quinta-feira (31). Os titulares que não regularizaram as dívidas com o Simples Nacional foram notificados no fim de setembro.

A exclusão de inadimplentes valerá a partir de 1º de janeiro. O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

O parcelamento pode ser feito pelo Portal do Simples Nacional ou no Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC), no serviço “Parcelamento – Simples Nacional”.

O acesso ao Portal do Simples Nacional e ao e-CAC é feito com certificado digital ou com conta no Portal Gov.br nível prata ou ouro. A empresa ou o MEI que não concordar com a dívida e quiser contestar o Termo de Exclusão deverá dirigir a contestação ao Delegado de Julgamento da Receita Federal, protocolada via internet, conforme orientado no site do órgão.

De 30 de setembro a 4 de outubro, a Receita notificou 1.121.419 MEI e 754.915 micro e pequenas empresas que deviam R$ 26,5 bilhões ao Simples Nacional.

Após o conhecimento do termo, o contribuinte tem até 30 dias para impugnar a notificação ou quitar os débitos, sob pena de ser excluído do Simples. As empresas e o MEI que receberam a notificação no fim de setembro têm até o fim de outubro para regularizarem as pendências.

As principais irregularidades implicam na falta de documentos, excesso de faturamento, débitos tributários, parcelamentos pendentes ou o exercício pela empresa de atividades não incluídas no Simples.

O micro e pequeno empresário que ainda não regularizou as pendências pode pedir orientações ao Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), para elaborar um plano de recuperação dos negócios.

Quando o estabelecimento apresenta irregularidades, o órgão envia cartas com o aviso de exclusão

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Fiscalização do Detran-DF autua veículos de grande porte no DF

O objetivo foi garantir a segurança nas vias e garantir a conformidade desses veículos com as normas de trânsito vigentes.

Mais Radar

Servidores públicos querem melhoria salarial e condições de trabalho

No Dia do Servidor Público, a Condsef destaca o papel essencial dos servidores na promoção da cidadania e na defesa da democracia. A entidade alerta sobre pressão por privatizações e acompanha debates sobre reforma administrativa e valorização salarial.

Governo autoriza contratação de moradias em oito estados

O Ministério das Cidades aprovou a contratação de 4.036 novas unidades...

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Nesta quinta-feira (23), cerca de 264 mil que regularizaram as pendências...

Empresas e MEI têm até dia 31 para regularizar dívidas com Simples

O prazo para as micro e pequenas empresas e os microempreendedores...

Regras do Pix mudam a partir de novembro

O Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das...

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»