No mês de outubro, a taxa de desemprego no Brasil caiu para 8,3%. O índice atingiu o menor nível desde 2015, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira (30).
Ainda de acordo com o estudo, considerando apenas os trimestres terminados em outubro, trata-se da menor taxa desde 2014. O país chegou ao final de outubro com 9 milhões de desempregados. O contingente é o menor já registrado desde julho de 2015.
A população ocupada no mercado de trabalho se estimou em 99,7 milhões de pessoas, novo recorde da série histórica da pesquisa.
A coordenadora da pesquisa, Adriana Beringuy avalia que “Este momento de crescimento de ocupação já vem em curso desde o segundo semestre de 2021. Com a aproximação dos últimos meses do ano, período em que historicamente há aumento de geração de emprego, a tendência se mantém”.
A queda de desemprego corresponde a 30,1%, na comparação com igual trimestre do ano passado. O número de desempregados foi reduzido em 3,9 milhões de pessoas.