Dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), feita no período de março a setembro de 2020, e convalidada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), apontam que o índice de desempregados no DF caiu desde o decreto da pandemia do coronavírus, no início de março.
LEIA MAIS
GDF vai capacitar 3 mil pessoas em construção civil e jardinagem; inscrições até 1º/12
Um mês antes, 296 mil pessoas estavam sem trabalho por aqui, número que se em maio, no auge da quarentena, chegou a 333 mil, revela a pesquisa.
Até que em setembro, depois da retomada dos negócios no DF e recontratações, recuou 2,7% em relação a seis meses, chegando a 288 cidadãos sem emprego.
Quando comparado a maio, o percentual de pessoas que conseguiram emprego sobre para 15,6%.
Tudo isso se reflete pelo crescimento das contratações com carteira assinada no DF. De acordo com a Secretaria do Trabalho, entre junho e julho foram 34 mil empregos formalizados, enquanto em agosto registrou-se mais 32 mil.
O reaquecimento de alguns setores, como o da construção civil, e a manutenção das obras de infraestrutura pelo Governo do Distrito Federal (GDF) contribuíram para isso, avalia o secretário da pasta Thales Mendes Ferreira.