De acordo com especialistas, a Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE avançou 5,4 pontos em setembro, para 89,0, o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4).
A estatística mostra que pela primeira vez, chega os 100 pontos desde março de 2019.
A coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt, acredita que a confiança dos consumidores subiu pelo quarto mês consecutivo influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos meses seguintes.
Para Viviane, “tal resultado parece estar relacionado com a queda nas expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses e um aumento do otimismo em relação ao mercado de trabalho”.
Além disso, segundo ela, há um aumento na intenção de consumo, exceto para os consumidores de renda mais baixa, o que reflete nas dificuldades dessa classe.
A proximidade das eleições tem um efeito potencializador dessas expectativas. “É necessário ter cautela nesses resultados, considerando uma política monetária ainda restritiva e a possibilidade de desaceleração da atividade econômica”, afirma Bittencourt.
Em setembro, o Índice de Expectativas avançou 7,6 pontos, para 100,2, maior desde dezembro de 2019 (100,3 pontos), período pré-pandemia. A alta foi foi influenciada pela melhora dos indicadores sobre o momento e próximos meses.
Há uma percepção de melhora da situação econômica, sobre os indicadores que medem a satisfação dos consumidores. Com aumento de 2,5 para 82,3 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020, quando era de 85,5.