O ASSUNTO É

Confiança do consumidor sobe pelo quarto mês seguido

Publicado em

De acordo com especialistas, a Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE avançou 5,4 pontos em setembro, para 89,0, o maior nível desde janeiro de 2020 (90,4).

A estatística mostra que pela primeira vez, chega os 100 pontos desde março de 2019.

A coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt, acredita que a confiança dos consumidores subiu pelo quarto mês consecutivo influenciada pelas perspectivas mais otimistas em relação aos meses seguintes.

Para Viviane, “tal resultado parece estar relacionado com a queda nas expectativas de inflação dos consumidores para os próximos 12 meses e um aumento do otimismo em relação ao mercado de trabalho”.

Além disso, segundo ela, há um aumento na intenção de consumo, exceto para os consumidores de renda mais baixa, o que reflete nas dificuldades dessa classe.

A proximidade das eleições tem um efeito potencializador dessas expectativas. “É necessário ter cautela nesses resultados, considerando uma política monetária ainda restritiva e a possibilidade de desaceleração da atividade econômica”, afirma Bittencourt.

Em setembro, o Índice de Expectativas avançou 7,6 pontos, para 100,2, maior desde dezembro de 2019 (100,3 pontos), período pré-pandemia. A alta foi foi influenciada pela melhora dos indicadores sobre o momento e próximos meses.

Há uma percepção de melhora da situação econômica, sobre os indicadores que medem a satisfação dos consumidores. Com aumento de 2,5 para 82,3 pontos, maior nível desde fevereiro de 2020, quando era de 85,5.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

DF recebe workshop com foco em inovação e educação tributária

O 1º Workshop de Capacitação e Cidadania Fiscal será sediado em Brasília Nesta sexta-feira (4). O evento acontece no Teatro Pedro Calmon, a partir...

Mais Radar

Receita Federal recebe 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025

Receita Federal registra 5,37 milhões de declarações do IRPF 2025 nas primeiras semanas. Prazo vai até 30 de maio, e 46,2 milhões são esperados, alta de 7% ante 2024. Obrigatório para rendas acima de R$ 33.888.

Receita paga lote da malha fina do Imposto de Renda nesta segunda

Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal pagará o lote da malha...

Agências do DF oferecem vagas com salários de até R$ 8 mil

Ao todo, as agências do trabalhador disponibilizam 728 chances profissionais. Interessados podem cadastrar currículo por aplicativo ou presencialmente

Caixa libera abono salarial para nascidos em fevereiro

A partir desta segunda-feira (17), é liberado o valor do abono...

Governo faz acordo para incluir Pé-de-Meia e Vale Gás no orçamento

O governo federal costurou um acordo com o relator do orçamento...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.