O ASSUNTO É

Comércio no DF terá reabertura “gradativa e responsável”, garante governador

Publicado em

 A abertura do comércio no Distrito Federal previsto para o próximo mês ocorrerá de forma “gradativa e responsável”. Foi o que disse o governador Ibaneis Rocha, em reunião com representantes de vários segmentos do setor varejista, ocorrida nesta quinta-feira (23).

Cerca de 80% dos estabelecimentos comerciais podem retomar as atividades, caso sigam criteriosamente todas as recomendações dos técnicos de saúde.

“Acho que a gente consegue colocar na consciência das pessoas a importância das medidas e, de uma forma gradativa e responsável, poderemos seguir abrindo o comércio”, disse o chefe do Executivo. “Mas idosos e pessoas com comorbidades continuarão isoladas”, ressalvou Ibaneis Rocha

O governador estava acompanhado dos secretários de Saúde, Economia, Governo, Casa Civil e de Comunicação, e com mais de dez representações do setor produtivo.

Entre elas, a Fecomércio-DF, que apresentou uma proposta de protocolo de segurança para que todos as empresas adotem caso sejam liberadas a reabrirem às portas.

O documento, com mais de trinta páginas, propõe que os estabelecimentos adotem medidas preventivas como o uso de máscaras e álcool em gel; medição de temperatura de clientes; e, testagem regular de todos os trabalhadores.

“São uma série de ações que estamos nos comprometendo a adotar caso o governo libere o funcionamento”, explica o presidente da Fecomércio-DF, Francisco Maia.

Ele explica que o governo recebeu bem as indicações de segurança e, que vai avaliar os protocolos com ajuda das equipes de vigilância sanitária e de saúde.

“Tudo agora será discutido internamente (dentro do governo) para que a gente não coloque ninguém em risco. O governador tem uma preocupação muito grande com essa situação e tem o nosso apoio”, afirmou Maia.

Ibaneis deve avaliar as propostas do setor produtivo com base nas orientações de infectologistas, técnicos de saúde e estatísticos. “Vamos levar todo esse trabalho para avaliação e acredito que 80% do que está aqui pode ser adotado”, afirmou.

Segundo Ibaneis, o governo já minutou um projeto de lei para criação do fundo que deve reunir recursos na ordem de R$ 200 milhões, entre imóveis e recursos próprios do orçamento local.

“Isto dará condições ao BRB, aliado ao Sebrae e a FAP (Fundação Apoio à Pesquisa), de fornecer linhas de crédito orientado”, explicou.

 

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Brasília será sede do IX Encontro das Cidades Criativas da Unesco

De 25 a 28 de novembro, Brasília sediará o IX Encontro da Rede Brasileira de Cidades Criativas da Unesco (IX Ecriativa), com o tema...

Mais Radar

Caixa começa a liberar vale-recarga do Programa Gás do Povo

A Caixa Econômica Federal começa a distribuir o vale-recarga do Programa...

Conselho do FGTS eleva teto de imóveis do Minha Casa, Minha Vida

As famílias de baixa renda poderão financiar imóveis mais caros pelo...

Sai lista de cursos superiores semipresenciais autorizados pelo MEC

O Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria nº 605/2025 com...

Feira online abre inscrições para empregar mais de 8 mil jovens

As vagas disponibilizadas durante a feira, que é online, contemplam as cadeiras de aprendiz, estágio, trainee e demais posições de entrada, como analistas e assistentes.

Receita antecipa pagamento do último lote da restituição do IR

A Secretaria da Receita Federal informou que antecipou o pagamento e, ao...

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.