O período natalino deste ano promete uma melhora significativa no comércio do Distrito Federal, é o que mostra uma pesquisa do Instituto Fecomércio-DF (IF-DF). Os dados relatam que cerca de R$ 820 milhões serão movimentados por consumidores e lojistas.
O estudo revela um crescimento de 23% nas vendas, em relação a 2021. Em média, cada pessoa deve gastar, R$ 343 por presente. O Fecomércio concluiu que 70,4% dos entrevistados devem comprar pelo menos um presente. Em 2021, esse balanço ficou em 67,79%.
O presidente do Sistema Fecomércio-DF, José Aparecido Freire diz que “além da injeção do 13º salário, tivemos deflação e redução nos índices de desemprego nos últimos meses. A intenção de consumo das famílias aumentou e a confiança do empresário registrou altas seguidas desde abril deste ano”, diz
No entanto, os empresários estão otimistas. 74,5% acreditam que, em 2022, as vendas serão melhores. Entre os consumidores, 37% preferem passar as compras no débito e 29,7% vão pagar com dinheiro.
Outro fator apontado pela pesquisa, é que as mulheres compram mais presentes do que homens. Sendo 75% para elas e 65% para eles. Ainda têm o grupo que não vai presentear por dificuldades financeiras (55,9%) ou desemprego (14,9%).
Para a pesquisa, foram ouvidas 544 pessoas, abordadas de forma aleatória em diferentes pontos do DF. Segundo o Fecomércio, os dados foram coletados entre 29 de setembro e 25 de outubro.