Começa nesta terça-feira (7) o saque de dinheiro esquecido em instituições financeiras. O processo é feito pelo Sistema Valores a Receber (SVR), do Banco Central do Brasil (BC). Cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de empresas têm algum montante a resgatar.
Segundo o BC, são cerca de R$ 6 bilhões a resgatar. A página para consulta inicial de valores esquecidos está ativa desde a última terça (28).
Para receber os valores é necessário ter uma chave pix cadastrada. Outra opção é criar a chave e retornar ao sistema para fazer a solicitação. Caso não tenha uma cadastrada, é necessário entrar em contato com a instituição para combinar a forma de recebimento.
A página de consulta oficial é pelo endereço www.valoresareceber.bcb.gov.br. O Banco ressalta que este é o único site disponibilizado.
O sistema disponibilizado pelo BC é semelhante à compra de ingressos. Ou seja, se houver acessos simultâneos acima da capacidade, o titular ficará em uma sala de espera virtual aguardando a vez.
Neste ano, diferente de 2022, há também uma sala de espera virtual, que permanece aberta por prazo indeterminado, para efetuar o pedido do saque. Não há necessidade de agendamento.