O ASSUNTO É

China abre investigação sobre importação de carne bovina

Publicado em

A China abriu investigação sobre a importação de carne bovina pelo país no período de 2019 ao primeiro semestre de 2024. A apuração para fins de aplicação de salvaguardas, termo técnico que envolve a proteção de setores estratégicos, foi anunciada nessa sexta-feira (28) e abrange todos os países exportadores para o país asiático, incluindo o Brasil.

A investigação deverá durar oito meses e será feita a pedido de produtores chineses, sob a alegação de que o aumento das importações teria causado danos à produção local.

Em nota, o governo brasileiro informou que, em princípio, os chineses não adotaram qualquer medida preliminar, permanecendo a tarifa vigente de 12% que a China aplica sobre as importações de carne bovina.

A China é o principal destino das exportações brasileiras de carne bovina. Em 2024, foram exportados mais de 1 milhão de toneladas para o país asiático, um aumento de 12,7% em relação a 2023.

O governo brasileiro diz que, em conjunto com os exportadores nacionais, buscará demonstrar que a carne brasileira exportada não causa “qualquer prejuízo” à indústria chinesa, sendo um fator de complementariedade da produção local.

“O governo brasileiro reafirma seu compromisso em defender os interesses do agronegócio brasileiro, respeitando as decisões soberanas do nosso principal parceiro comercial, sempre buscando o diálogo construtivo em busca de soluções mutuamente benéficas”, diz a nota conjunta dos ministérios da Agricultura e Pecuária, do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e das Relações Exteriores do Brasil.

Em comunicado, a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) afirmou que segue comprometida em cooperar com as autoridades chinesas e brasileiras, fornecendo esclarecimentos e participando ativamente do processo de investigação, por “soluções que atendam aos interesses de ambas as nações”. Reafirmou ainda que a carne bovina brasileira exportada para a China é de alta qualidade e segue rigorosos padrões de sanidade e segurança.

Fonte: Agência Brasil

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Veja pontos de atendimento itinerante para questões de energia elétrica

Clientes da Neoenergia podem resolver questões relacionadas a energia elétrica nos postos da distribuidora em diversas regiões administrativas do DF. Nesses postos estão disponíveis...

Mais Radar

Brasil fecha 2024 com saldo positivo de empregos

De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o...

Transações por Pix voltam a aumentar na segunda metade de janeiro

Após a onda de fake news de uma falsa taxação do...

C-MOVE 2025 reúne líderes da mobilidade elétrica em Brasília

O C-MOVE Brasília 2025 reunirá especialistas, autoridades e líderes do setor para debater desafios e avanços da eletromobilidade no Brasil. O evento poderá contar, pela segunda vez, com a vice-governadora Celina Leão e abordará inovação, infraestrutura e políticas para veículos elétricos.

Mas de 700 vagas de emprego disponíveis nesta quarta(29), saiba onde

Entre elas, 24 são exclusivas para pessoas com deficiência, com postos localizados no Lago Sul e na Asa Norte, oferecendo ofertas de até R$ 1.606.

Dólar tem maior queda semanal desde agosto; bolsa oscila

O dólar registra maior queda semanal desde agosto, fechando a R$ 5,918, enquanto o Ibovespa oscila e encerra quase estável. Movimentos no câmbio e na bolsa refletem ajustes com inflação e juros no radar dos investidores.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação