Donos de postos de combustíveis do DF, recuaram nesta quarta-feira (04), do aumento dos preços exorbitantes nas bombas, após o deputado Chico Vigilante(PT), ter feito duas representações contra o segmento, junto a Polícia Federal e no Conselho Administrativo de Defesa do Consumidor -CADE.
A iniciativa do parlamentar, que é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa, se deu em face da majoração do preço da gasolina, mesmo com a manutenção das desonerações de impostos federais e do Distrito Federal, sobre os combustíveis.
O deputado distrital, afirmou ao RadarDF, que, apesar de o cartel ter recuado hoje, diminuindo o preço do litro da gasolina, que chegou a ser vendido a R$ 6,30, mesmo assim manterá as denúncias junto a PF e ao CADE para as tomadas de providências.
Vigilante também quer que o novo secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, notifique os donos de postos de combustíveis, além das entidades representativas do setor, no DF, como fez em São Paulo e no Paraná, nesta quarta-feira.
O parlamentar justifica que não houve aumento no preço internacional do barril de petróleo e a isenção de tributos federais sobre os combustíveis foi renovada.
“Vamos continuar lutando em defesa do consumidor, que ao longo dos anos vem sendo assaltado por alguns donos de postos de gasolina, e que essa prática de cartel, existente no Distrito Federal, seja totalmente aniquilada”, disse.