O secretário especial de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, informou na noite de ontem (05/08), que os aposentados passarão a ter metade do 13º salário pago de forma antecipada. Segundo ele, o presidente Jair Bolsonaro editou uma medida provisória tornando o adiantamento obrigatório.
“O presidente Jair Bolsonaro assinou uma MP que permite antecipação de 50% dos benefícios relativos a aposentadorias e pensões por todo Brasil. Esse é um ato importante porque, ao mesmo tempo que vai alavancar a economia brasileira, são R$ 21 bilhões, transforma uma política de governo em política de estado”, afirmou Marinho aos jornalistas.
Ainda de acordo com o secretário, terão direito ao benefício, que deve ser pago em agosto de cada ano, todos os aposentados do INSS, além de beneficiários dos auxílios doença, acidente, reclusão e também pensão por morte.
O pagamento, segundo as regras editadas pelo governo, ocorrerá junto com o benefício do mês de agosto. A medida provisória deve ser publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU).