O Faturamento da Black Friday, que aconteceu na última sexta-feira (25), não teve o resultado esperado pelos comerciantes de lojas virtuais. O e-commerce registrou uma queda de 28%, em comparação ao mesmo período de 2021.
Os dados são da Neotrust e mostra também que, com pouco mais de R$ 3,1 bilhões em vendas, este resultado é o pior para a data de promoções, desde que foi importada dos Estados Unidos e implementada no calendário do varejo nacional.
De acordo com a pesquisa, ainda tem outros aspectos que colaboraram para a queda nos números. Em comparação ao ano passado, o e-commerce registrou queda no valor do tíquete médio de compras (-5,9%), no preço médio (-17%), no número de pedidos (-23%) e na quantidade de produtos vendidos, que ficou em -13,5%.
Ainda segundo o balanço, houve uma mudança no perfil de compras do consumidor este ano. Um dos itens mais desejados são os aparelhos celulares, que perderam 4,6% de participação no faturamento do e-commerce. Produtos de alimentação e bebidas subiram no ranking e chegaram ao quarto lugar desta vez.
Por causa do resultado não esperado, as vendas no primeiro dia do final de semana registraram uma queda de 4,3% em comparação a 2021.