O ASSUNTO É

Aposentados já podem consultar respostas das entidades nos Correios

Publicado em

Aposentados e pensionistas podem verificar as respostas das associações e sindicatos que receberam os valores descontados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A verificação deve ser feita presencialmente, nas agências dos Correios.

Além de acompanhar o resultado das contestações, é possível consultar se houve mais algum desconto e analisar documentos enviados por associações. As justificativas das associações e sindicatos estão sendo liberadas aos poucos, já que elas têm 15 dias úteis para responder as demandas.

Se a associação ou sindicato alegar ter os documentos necessários ou ter efetuado a cobrança com base em decisão judicial, o titular interessado precisa se manifestar em, no máximo, 30 dias a partir da data de recebimento da resposta, informando ao instituto se concorda ou não com as alegações.

O beneficiário pode se manifestar por meio do aplicativo Meu INSS ou pessoalmente, em uma das agências dos Correios. A lista de agências habilitadas está disponível no site dos Correios e no site do INSS. Também é possível constatar a relação pelo número 135.

Importante destacar que para conhecer o inteiro teor das respostas das entidades, o aposentado ou pensionista precisa acessar o Meu INSS ou ir pessoalmente a uma unidade habilitada dos Correios, já que, por telefone, não é possível visualizar a documentação apresentada pelas partes.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Cidade inteligente: Rodrigo da Luz destaca Brasília no “Brasil Global Summit”

Rodrigo da Luz, diretor-executivo do Brasil Global Summit, afirma que Brasília está entre as capitais mais preparadas para o futuro no Brasil, graças ao...

Mais Radar

Brasil cria 1,279 milhão de postos de trabalho em 2025

A criação de empregos formais caiu no Brasil em 2025. Os dados...

Governo prorroga até março prazo para pedido de ressarcimento do INSS

O prazo para que aposentados e pensionistas possam solicitar o ressarcimento...

Mercado financeiro reduz para 4% projeção de inflação para 2026

Pela terceira semana consecutiva, o mercado financeiro reduziu as expectativas que...

Piso do magistério tem reajuste de 5,4% e vai a R$ 5,1 mil em 2026

A Medida Provisória (MP) que atualiza o cálculo do piso salarial...

Governo lança portal do IBS e moderniza gestão de tributos no país

Lula sanciona lei da reforma tributária e lança plataforma digital do IBS. Novo sistema promete mais transparência, fiscalização eficiente e simplificação na arrecadação de impostos em todo o Brasil.

Últimas do Radar

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.