O ASSUNTO É

Após corte do MEC, UnB afirma não ter verba para fazer pagamentos em dezembro

Publicado em

A Universidade de Brasília(UnB) anunciou, nesta segunda-feira (5), que não conseguirá realizar pagamentos em dezembro. A publicação se deu após o novo bloqueio de verbas feito pelo Ministério da Educação (MEC) nos orçamentos de universidades e institutos federais.

A instituição informou em nota que a situação financeira se tornou “insustentável”. O corte ocorreu na quinta-feira (1º) e bloqueou mais de R$ 17 milhões da universidade.

O MEC afirmou na sexta-feira (2), que o ministro Victor Godoy estava buscando “soluções junto ao Ministério da Economia em relação aos bloqueios e contingenciamento”. De acordo com a nota, não há recursos para pagar o auxílio estudantil, contratos do Restaurante Universitário, da segurança, de manutenção e de limpeza.

Os departamentos de Planejamento, Orçamento e Avaliação Institucional e de Administração da instituição concluíram que “a Universidade está impossibilitada de efetuar pagamentos das despesas já liquidadas e de realizar novos empenhos”.

A universidade não concorda com a decisão do governo federal e diz que os cortes afetam diretamente os estudantes de baixa renda. ”A UnB repudia veementemente essa situação e a herança calamitosa na Educação, Ciência e Tecnologia que o governo federal parece ter decidido deixar para o seu sucessor, em janeiro de 2023”.

Siga o perfil do Radar DF no Instagram
Receba notícias do Radar DF no seu  WhatsApp e fique por dentro de tudo! Entrar no grupo

Siga ainda o #RadarDF no Twitter

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

Leia também

Inscrições para Qualifica DF terminam nesta quarta (22)

As inscrições para mais uma etapa do Qualifica DF, terminam nesta quarta-feira (22). O programa de capacitação profissional é voltado para as áreas que...

Mais Radar

Pelo 2º ano consecutivo, BRB é o Banco oficial da CASACOR

Com a parceria, o Banco continua criando experiências significativas para seus clientes e visitantes, possibilitando, ainda, o engajamento com a comunidade da mostra.

Setor de serviços avança 0,4% em março e recupera queda de fevereiro

Em março, o setor de serviços avançou 0,4%, depois de cair...

BRB anuncia aumento de capital de R$ 1 bi para expansão

Atualmente, o BRB tem 7,8 milhões de clientes e presença em 93% de todo o território nacional.

Prazo para negociações do Desenrola Brasil termina em uma semana

De acordo com o Ministério da Fazenda, o prazo para renegociar...

Novo programa facilita renegociação de dívidas para MEIs

Os interessados devem procurar as instituições bancárias participantes para mais informações sobre como aderir ao Programa Desenrola Pequenos Negócios e verificar as condições específicas de renegociação oferecidas por cada banco.

Receba as notícias de seu interese no WhatsApp.

O Radar DF não permite essa ação

»
»